terça-feira, 14 de novembro de 2017

Éider Arévalo, a figura de destaque nos Jogos Bolivarianos

Éider Arévalo no acendimento da pira dos Jogos Bolivarianos 2017.
Foto: Éider Arévalo. Montagem: O Marchador
O colombiano Éider Arévalo é o principal favorito à medalha de ouro na prova dos 20 km marcha dos XVIII Jogos Bolivarianos que iniciaram-se este sábado, dia 11, em Santa Marta, capital da província de Magdalena (Colômbia), prolongando-se até ao dia 25 do corrente.

Arévalo, campeão mundial dos 20 km marcha, foi o último portador da Tocha dos Jogos, convidado Comité Olímpico da Colômbia, preparando-se para participar na prova de marcha, que terá lugar no dia 22 (7:30 horas), onde também se realizarão os 50 km masculinos e a prova feminina de 20 km marcha (7:00 horas).

O campeão mundial, que inicia um novo ciclo olímpico com o objetivo centrado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, espera alcançar na sua primeira participação nos Jogos Bolivarianos uma medalha de ouro. Na última edição, realizada em 2013, Erick Barrondo e Mirna Ortiz, ambos da Guatemala, venceram os 20 km e Andrés Chocho, do Equador, os 50 km.

Os Jogos Bolivarianos, que englobam 34 modalidades desportivas, foram criados em 1938 com o fim de homenagear Simón Bolívar, comemorando-se naquele ano o quarto centenário da fundação de Bogotá. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Perú, Venezuela, São Salvador, República Dominicana e Paraguai são os países participantes.