quinta-feira, 31 de março de 2016

José Ganso nos Europeus de Masters, em Ancona

José Ganso em Tallin-2015.
O juiz internacional português José Ganso vai atuar nos campeonatos europeus de masters (pista coberta e estrada) que decorrem desde o dia 29 deste mês até 3 de abril, na cidade italiana de Ancona, junto ao Mar Adriático, distante 210 km a noroeste de Roma.

José Ganso, que pertence ao painel internacional de juízes especialistas da Associação Europeia de Atletismo, preside ao Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Setúbal, tendo sido distinguido pela Federação Portuguesa de Atletismo, no ano de 1996, com o título de “Juiz de Mérito”.

Com uma vasta experiência internacional neste tipo de competições, destaca-se ainda, no âmbito de provas organizadas pela Associação Europeia de Atletismo, a atuação nos Europeus de Sub-23, em 2007 e 2015, e nos Europeus de Juniores, em 2009.

O evento de Ancona é uma organização da Associação Europeia de Masters, que integra, na sua direção, a portuguesa Helena Carvalho (Secretária-geral) e da FIDAL e rege-se pela regra 230 do regulamento da IAAF, aplicada às provas de marcha atlética dos grandes eventos internacionais.

Da equipa de juízes (7) de marcha, além de José Ganso, fazem parte os internacionais Mara Baleani, de Itália (juiz-chefe), Silvia Hanusova (Eslováquia), Sergio Solana (Espanha) e Janusz Krynicki (Polónia), e ainda Ewa Golebowska (Polónia) e Gabriele Battaglia (Itália), elementos dos principais painéis nacionais dos respetivos países.