Momentos das provas de 20 km e vencedores (à esq.). Fotos: Min. Desporto da Chuváchia. Montagem: O Marchador |
Na prova feminina, o domínio de Sokolova tornou-se evidente pouco depois de cumprida metade da competição, quando a única atleta que a acompanhava, a vice-campeã mundial Anisya Kirdyapkina, não resistiu a um aumento de velocidade de Vera Sokolova e permitiu que esta seguisse isolada daí em diante. Parecia que a história estava contada, mas Kirdyapkina viria a conseguir recuperar e voltou a passar Sokolova por volta dos 16 quilómetros. Mas aí terá estado o seu erro, dado que o esforço do ataque desgastou a medalhada mundial e acabou por determinar a sua incapacidade de reagir na fase final a uma Sokolova mais poderosa.
Vera Sokolova seria a primeira a meta, com 1.26.17 h, contra 1.26.44 h de Kirdyapkina e 1.29.32 h da distante Ekaterina Mevedeva. Vera Sokolova deverá ter assegurado a vaga na equipa russa para os mundiais de Pequim de 22 a 30 de Agosto, ao lado de Elmira Alembekova e Svetlana Vasilyeva, ficando Anisya Kirdyapkina de fora. Por sua vez, a terceira, Ekaterina Medvedeva, fará parte da comitiva da Rússia para os europeus de sub-23 (Tallinn, Estónia, 9-12 de Julho).
Recorde-se que Ekaterina Medvedeva está a regressar de dois anos de suspensão por dopagem, tendo sido uma das atletas envolvidas no escândalo da participação em competições no final do ano passado apesar de se encontrarem a cumprir suspensão oficial.
Nos masculinos, a prova teve durante cerca de uma hora o domínio conjunto de Strelkov, Stanislav Emelyanov e Pyotr Trofimov. Com 15 quilómetros percorridos, Strelkov e Emelyanov distanciaram-se de Trofimov (o único dos três que não provinha da escola de Saransk, sendo da Chuváchia), ficando para a volta final de mil metros a decisão sobre a atribuição do título de campeão nacional.
Nessa fase decisiva, o mais forte revelou-se Denis Strelkov, que, com um quilómetro derradeiro em 3.50 m, acabou por impor-se em 1.20.04 h, menos seis segundos que Stanislav Emelyanov. Pyotr Trofimov averbou 1.21.50 h, garantindo o lugar mais baixo do pódio.
Os dois primeiros classificados deverão ser seleccionados para os mundiais de Pequim, completando uma equipa para a qual já estavam seleccionados Andrey Krivov (seleccionado) e Aleksander Ivanov (com lugar garantido por ser o campeão mundial em título).