domingo, 28 de junho de 2015

Maria Orlete Mendes homenageada em Mogadouro

A homenagem a Maria Orlete na Gala do Desporto em Mogadouro.
Fotos: fb de Maria Orlete Mendes e Município de Mogadouro
Montagem: O Marchador
A Câmara Municipal de Mogadouro homenageou no fim-de-semana passado a atleta veterana Maria Orlete Mendes, atribuindo-lhe o prémio de “Atleta do Ano”, em reconhecimento pelas excelentes resultados alcançados em campeonatos europeus e mundiais da categoria.

Tendo enveredado há apenas quatro anos pela prática da especialidade da marcha atlética, rapidamente granjeou a simpatia e a admiração dos seus colegas de estrada e de pista, bem como do treinador e de dirigentes, que reveem na atleta um bom exemplo para os mais jovens pelas suas qualidades humanas e de desportista dedicada.

Competindo, desde que se iniciou na especialidade, pelo Centro de Atletismo das Galinheiras (CAG), com resultados de top nas mais importantes competições do panorama desportivo nacional, Maria Orlete, de 62 anos de idade, natural da aldeia de Viduedo, Mogadouro, tem obtido medalhas em provas internacionais, a última das quais nos Campeonatos da Europa “Masters” de pista coberta que tiveram lugar na cidade polaca de Torun, em março deste ano.

Orgulhosa, e envergando a camisola de Portugal, têm sido várias as vezes que tem subido ao pódio e recebido medalhas pela sua prestação em competições internacionais, na linha do sucedido, e referindo-nos, aqui, apenas o setor feminino, com Maria Alice Fernandes e Alexandra Lamas, outras grandes representantes do atletismo luso no panorama internacional da atividade master.

Para Maria Orlete a homenagem que as pessoas da sua terra natal lhe fizeram, na pessoa de Francisco Guimarães, presidente da edilidade, foi o momento que mais a marcou emocionalmente, nesta sua vida de desportista, de tal modo que, chamada ao palco para proferir algumas palavras, numa sala repleta de pessoas, ficou muito comovida e com a voz embargada, não conseguindo soltar uma única palavra. Todos a compreenderam e lhe tributaram um caloroso aplauso. Viria, mais tarde e por escrito, a agradecer ao presidente da Câmara, ao CAG, amigos e família, todo o apoio e simpatia.

José Henriques, presidente do Galinheiras, que entretanto havia sido convidado pelo presidente da Câmara Municipal para, a seu lado, acompanhar a entrega de prémios nesta primeira gala do desporto mogadourense, enalteceu as qualidades da desportista homenageada e agradeceu a hospitalidade, ele que é uma personalidade do desporto em Lisboa que muito tem contribuído para a causa.

Em maio do próximo ano, Maria Orlete terá oportunidade de competir em outros europeus de masters, fazendo-o pela primeira vez no seu país, quando as competições de marcha atlética, realizadas em estrada, tiverem lugar em Vila Real de Santo António, no Algarve. A manter-se a tradição será novamente candidata a medalhas.