quarta-feira, 10 de junho de 2015

Campeonatos da Rússia em Cheboksary este fim-de-semana

Cerimónias do evento em 2014. Fotos: O Marchador
Sempre aguardados com muita expetativa, os Campeonatos da Rússia de marcha atlética terão lugar nos dias 12 e 13 do corrente mês e constituirão a derradeira oportunidade para os melhores atletas russos completarem as vagas que restam para os Mundiais de Pequim, em agosto próximo.

Os campeonatos têm sido disputados em alternância com Saransk, na República da Mordóvia. Cheboksary, capital da República da Chuvásquia, ficou na memória de todos os que assistiram aos grandes eventos internacionais da especialidade, quer pelo nível competitivo em si mesmo, quer pela magnífica cerimónia de abertura.

Figuras de grande prestígio internacional brilharam nos grandes eventos. Yelena Nikolayeva, campeã olímpica em Atlanta (1996), campeã mundial em Paris (2003) e vencedora das Taças do Mundo de 2003 (Cheboksary) e de 2004 (Naumburg), e Olimpiada Ivanova, vice-campeã olímpica em Atenas (2004) e campeã mundial em Edmonton (2001) e Helsínquia (2005), são alguns dos nomes carismáticos de Cheboksary.

Para os campeonatos, serão escolhidos os restantes atletas que representarão a  seleção russa nos mundiais de atletismo. Nos 20 km femininos estão selecionadas Elmira Alembekova e Svetlana Vasilyeva. Nos 20 km masculinos, Andrey Krivov. Ivanov tem o lugar assegurado por ser o atual campeão mundial, beneficiando do “wild card”. Nos 50 km, os dois primeiros de Múrcia, Mikhail Ryzhov e Ivan Noskov, estão certos para Pequim.

A Federação de Atletismo da Rússia convidou três juízes internacionais estrangeiros a atuar na competição, a fim de validar os resultados dos marchadores russos e a consequente obtenção de mínimos internacionais. Foram eleitos o português José Dias,  o suíço Frédéric Bianchi e o polaco Janusz Krynicki.