domingo, 22 de fevereiro de 2015

Espanha já tem o livro dos recordistas de atletismo

Os marchadores Jordi Llopart, Julia Takacs e José Marín.
Foto cedida por J. Llopart. Montagem: O Marchador
A Associação Espanhola de Estatísticos de Atletismo (AEEA) apresentou em Madrid a publicação «Cronología de los Records y Mejores Marcas Españolas de Atletismo», um livro que conta a história de todos os recordes e melhores marcas da história do atletismo de Espanha. Publicada com a chancela da Real Federação Espanhola de Atletismo, a obra resulta de um trabalho de 15 anos desenvolvido pelos seis autores, sob coordenação de José Javier Etayo, presidente da AEEA.

A nova publicação não se limita a fazer uso dos dados estatísticos que compõem os quadros das evoluções dos máximos do atletismo espanhol mas enriquece essa informação através de numerosos complementos obtidos na consulta de documentos oficiais e de imprensa e ainda em contactos com personalidades que ajudaram a dar rigor a toda a informação agora compilada e dada a público.

Com apresentação de Luís Miguel Martín Berlanas, actual recordista dos 3000 metros obstáculos, a sessão de apresentação incluiu intervenções de várias figuras do maior relevo na história do atletismo e do desporto de Espanha, que falaram acerca da prática da modalidade nas respectivas épocas e lembraram (ou deram a conhecer) algumas das pequenas histórias que construíram a grande história do atletismo do país vizinho.

A cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Desporto, Miguel Cardenal, teve lugar a 6 de Fevereiro nas instalações do Conselho Superior de Desporto e contou com a presença de mais de 80 dos actuais e antigos recordistas espanhóis de atletismo. O programa da jornada incluiu a visita à pista de atletismo do Centro de Alto Rendimento de Madrid e ao módulo coberto que lhe está anexo.

Entre os que corresponderam ao convite para a cerimónia na capital espanhola contaram-se os marchadores Jordi Llopart, José Marín e Julia Takacs, com localizações etárias distintas na linha cronológica entre José Luís Torres (o menos jovem dos presentes, grande lançador da década de 1940) e Kévin López (o mais jovem, actual recordista dos 800 metros).