sábado, 14 de fevereiro de 2015

Crianças com qualidades técnicas

Catarina Torres e Leandro Francisco.
Fotos: fb GDS Domingos e F.Mariano
Montagem: O Marchador
Foi na Baixa da Banheira. Durante a realização dos campeonatos de marcha atlética, em estrada, de Setúbal e de Lisboa. Num sábado de tarde, no final do mês de janeiro. Nas imediações do Parque Zeca Afonso. Na prova de infantis masculinos e femininos. Quando a temperatura esfriou e os aguaceiros se tornaram mais fortes.

Dois jovens, ele, Leandro Francisco, em representação do Centro de Atletismo das Galinheiras (Lisboa), ela, Catarina Torres, em representação de Learntogether - Associação de Atletismo Francisco Mariano (Setúbal), marchavam lado a lado, em passada sincronizada, ambos distanciados da concorrência, desde cedo.

Numa passada viva, durante três quilómetros, chamaram a atenção, não só pelas qualidades atléticas mas, essencialmente, pela perfeição do gesto técnico da marcha atlética, numa belíssima demonstração de que, nestas idades, o importante é marchar bem, depois da assimilação do gesto, virá o marchar bem e depressa.

A Francisco Mariano  e a José Henriques, treinadores daqueles jovens executantes, e que têm dedicado o seu saber e entusiasmo à causa da marcha atlética, o nosso aplauso.