sábado, 20 de setembro de 2014

Yumanova e Mokeyeva suspensas por dopagem

Irina Yumanova. Foto: Zimbio
As marchadoras russas Irina Yumanova e Nadezhda Mokeyeva foram suspensas por dois anos da actividade desportiva na sequência de controlos positivos de dopagem, anunciou esta sexta-feira a Federação Russa de Atletismo (FRA) através do respectivo «site» na internet. A decisão foi tomada pela Comissão Antidopagem da FRA, com base no relatório recebido da Agência Russa Antidopagem (Rusada), que regista a violação prevista no parágrafo a) da Regra 32.2 da AIFA (análise com detecção de substâncias proibidas). No entanto, a informação da FRA não adianta o nome da ou das substâncias detectadas.

Irina Yumanova, de 24 anos, é a actual vice-campeã mundial universitária de marcha, na sequência do segundo lugar alcançado nos Jogos Mundiais Universitários de Kazan, em 2013, quando perdeu apenas para a compatriota Anisya Kirdyapkina. Detém um recorde pessoal de 1.26.47 h aos 20 km (Sóchi, 18/2/2012). Em 2007 foi vice-campeã mundial de juvenis em Ostrava (Rep. Checa), tendo no ano seguinte repetido o segundo lugar na prova de juniores da Taça do Mundo de Marcha de Cheboksary. Nos campeonatos russos de marcha em estrada deste ano, realizados em Sóchi, Yumanova foi terceira classificada, atrás, mais uma vez, de Kirdyapkina, a campeã, e de Vera Sokolova.

Nadezhda Mokeyeva tem 18 anos e um recorde pessoal aos 10 km cifrado em 45.31 m, marca averbada também em Sóchi, a 23 de Março deste ano. Em Junho de 2013 foi terceira classificada na prova de 5 km juvenis femininos dos campeonatos da Rússia realizados em Cheboksary, tendo nos nacionais de Sóchi deste ano alcançado o segundo lugar nos 10 km das juniores.

Tanto Irina Yumanova como Nadezhda Mokeyeva fazem parte da equipa nacional da Chuváchia, com centro de treino instalado em Cheboksary, onde ambas são orientadas por Olimpiada Ivanova, antiga marchadora campeã mundial (Edmonton-2001 e Helsínquia-2005) e europeia (Munique-2002), ela própria já apanhada nas malhas da dopagem em 1997.

Em consequência da decisão sancionatória da federação russa, a suspensão de que as duas atletas são alvo prolonga-se de 3 de Abril de 2014 a 2 de Abril de 2016, sendo anulados também os resultados alcançados nos nacionais de Sóchi de Março último.

De acordo com as normas antidopagem em vigor na Rússia, a federação nacional emitiu a recomendação de que a federação da Chuváchia proceda a investigações dirigidas aos treinadores e demais técnicos das atletas agora suspensas.

A mesma informação que anuncia a suspensão das duas marchadoras refere igualmente terem sido aplicadas sanções a outros três atletas de diferentes disciplinas.