domingo, 8 de junho de 2014

Doping (a)traiu Pyotr Bogatyrev

Pyotr Bogatyrev em Tampere 2013.
Foto: Zimbio
O campeão europeu sub-23 dos 20 km marcha de 2011 (Ostrava) e 2013 (Tampere), Pyotr Bogatyrev, é a mais recente «baixa» entre os marchadores russos por motivo de dopagem (uso ou tentativa de uso de substância ou método dopante). Segundo adianta o «site» La Marcia na sua conta de Facebook a partir da notícia publicada no sítio mantido pelo marchador Francesco Fortunato (atletipercaso.net), o atleta russo apresentou valores desconformes no passaporte biológico, facto que determinou a sua suspensão por dois anos, a contar desde 16 de Outubro de 2013.

O caso remonta a 12 de Julho de 2011, poucos dias antes dos europeus de sub-23 de Ostrava (Rep. Checa), quando os valores anormais foram detectados no conjunto de registos dos parâmetros biológicos do atleta. O processo foi-se desenvolvendo até à decisão final, publicada de forma discreta AIFA no mês passado (passando praticamente desapercebida, como muitas vezes sucede em situações deste género).

A consequência deste caso alarga-se à anulação dos resultados obtidos a seguir a 12 de Julho de 2011, ou seja, à perda dos títulos averbados tanto em Ostrava como em Tampere (Finlândia). Desta forma, o campeão europeu de sub-23 de 2011 passa a ser o polaco Dawid Tomala, subindo na classificação os russos Denis Strelkov (de 3.º a 2.º) e Valery Filipchuk (de 4.º a 3.º), além dos demais classificados. No caso de Tampere-2013, o título continental passa para outro russo, Aleksander Ivanov, que ficara em segundo lugar, enquanto o alemão Hagen Pohle vai trocar a medalha de bronze pela de prata, ascendendo o italiano Massimo Stano ao terceiro lugar da classificação (é para ele que vai a medalha de bronze actualmente na posse de Pohle). Estas alterações constam já das classificações actualizadas dos dois eventos, publicadas na página de internet da Associação Europeia de Atletismo.

Tal como em tantos outros casos de marchadores russos suspensos (ou até irradicados) por dopagem, Pyotr Bogatyrev é um dos atletas orientados por Viktor Chyogin, que com os seus pupilos é o treinador que mais medalhas ajudou a ganhar nas provas de marcha dos cinco grandes eventos da especialidade a nível mundial ou continental – Jogos Olímpicos, mundiais e europeus de atletismo e ainda taças do mundo e da Europa de marcha.

Pyotr Bogatyrev nasceu a 11 de Março de 1991 e ao longo da carreira estabeleceu recordes pessoais de 1.19.36 h nos 20 km (Cheboksary, Rússia, 8/6/2013), 39.33 m nos 10 km (Voronovo, Rússia, 16/9/2012) e 40.50,37 m nos 10 mil metros (Moncton, Canadá, 23/7/2010).

Poderá voltar a competir a partir de 16 de Outubro de 2015.