sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Susana Feitor regressa à competição em Eskilstuna

Foto: Atleta-Digital. Montagem: O Marchador
Amanhã, em Eskilstuna, disputam-se os campeonatos da Suécia de marcha atlética que têm, este ano, na lista de inscrições, a presença «extra» da prestigiada marchadora portuguesa Susana Feitor, com um vasto e rico currículo nacional e internacional, que fará a sua terceira competição no corrente ano.

Susana Feitor competiu, pela última vez, na Taça da Europa de Marcha, disputada em Dudince, na Eslováquia, em 19 de Maio último, integrando, com Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos, a equipa que conquistou a medalha de prata, tendo sido 31.ª classificada com a marca de 1.39.22 nos 20 km. Antes, a 1 de Maio, tinha participado no Sesto San Giovanni, em Itália (11.ª, 1.39.43).

Inscrita nos 20 km marcha, a atleta, de 38 anos de idade, integra a direção da Federação Portuguesa de Atletismo, liderada por Jorge Vieira e foi, recentemente, eleita para a Comissão de Atletas Olímpicos, estrutura do Comité Olímpico Português, cargo que já desempenhou, na qualidade de presidente, de 2002 a 2005.

Uma das primeiras participações de Feitor naquele país escandinavo terá sido em 1991, então com 16 anos de idade, a tomar parte nos 10 km de Östersund, sendo 2.ª (46.22) atrás da consagrada finlandesa Sari Essayah (45.53), hoje deputada no Parlamento Europeu.

Outros dos pontos de interesse, neste fim-de-semana, situa-se em Itália, com a realização, no domingo, do meeting internacional de atletismo “Cidade de Fossano”, que atrairá vários medalhados olímpicos, tais como, entre outros, Justin Gatlin (100 m) e Thomas Longosiwa (5.000 m). A credenciada marchadora italiana, Elisa Rigaudo, medalha de bronze nos Jogos de Pequim e 5.ª classificada nos Mundiais de Moscovo, é uma das presenças asseguradas pela organização do evento que incluiu, no programa, uma original prova de marcha por estafetas (3x1.000 m).