domingo, 13 de outubro de 2013

Chuva de dólares em prova na China

Suzhou, província de Jiangsu.
Foto: Tian Hatting
A Federação Chinesa de Atletismo vai levar a efeito, nos dias 11 a 14 de Novembro, em Suzhou, um torneio de marcha atlética designado (na tradução para inglês) Around Taihu. Para a iniciativa, a organização convida todos os atletas do «top» 100 da AIFA de 2013 (ainda que não especifique de que distâncias) e ainda equipas de relevo da marcha internacional, garantindo uma lista de prémios monetários raramente vista em provas da especialidade.

O programa compõe-se de quatro provas, cada uma delas realizada num dos dias atrás referidos. Na primeira jornada terá lugar a prova de 20 km para masculinos e femininos, com classificações individual e colectiva. No segundo dia é realizada uma competição de 15 km, com as mesmas características da do primeiro. Por fim, nas terceira e quarta jornadas têm lugar mais duas provas de 15 km, agora apenas para masculinos, mantendo as classificações individual e por equipas.

A regulamentação a aplicar será a da AIFA, com a particularidade da implementação da regra do «pit stop»: aos atletas poderá ser mostrado um sinal de aviso (amarelo) ou de penalização (vermelho), sendo neste último caso o atleta encaminhado para um dos pontos de paragem de penalização, onde deverá permanecer por um minuto. Haverá três ou quatro pontos de paragem no percurso, consoante a extensão da prova. No caso de segundo aviso de penalização, a paragem passará para dois minutos e assim sucessivamente quando um mesmo atleta receber mais ordens de paragem.

Está ainda prevista a desclassificação do atleta, estabelecida nos seguintes termos pelo regulamento: «No caso de falta grave, como correr ou revelar atitude antidesportiva, o atleta receberá um cartão vermelho, sendo desclassificado dessa jornada.»

A classificação colectiva será obtida pela soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa, ordenadas crescentemente. A classificação colectiva global resultará da soma das classificações colectivas de cada dia. No caso de equipas que não terminem alguma prova com os três atletas regulamentares, serão classificadas após a última formação que termine com o trio completo.

Os componentes de cada formação terão de envergar equipamentos iguais (calção e camisola). A única excepção será a do líder da classificação individual, que a partir da segunda jornada usará uma camisola amarela.

Além de taças para as três primeiras equipas e de medalhas para os oito primeiros individuais, haverá prémios monetários a atribuir pelas classificações globais até à sexta equipa (de 20 mil a 4500 dólares EUA) e até ao oitavo individual (de 10 mil a 1000 dólares EUA). Serão ainda atribuídos prémios decrescentes de mil a cem dólares aos 15 primeiros atletas de cada jornada, havendo por fim um prémio diário especial de mil dólares para o portador da camisola amarela.

Toda a lista de prémios é aplicada em separado a masculinos e femininos, ascendendo a um total de 237.200 dólares (175.422,30 euros a câmbio actual). De acordo com a legislação chinesa, os valores ganhos serão taxados a 20 por cento.

A cidade de Suzhou localiza-se na província de Jiangsu (costa oriental da China), nas margens do lago Taihu, integrado no delta do rio Yangtse.