sábado, 26 de outubro de 2013

200 a marchar em Loures

Parte do cartaz da prova com Pedro Martins,
Joaquim Leitão, presidente do clube organizador e
participante, e jovens atletas na edição de 2012.
Fotos: Atletismo Magazine.
Montagem: O Marchador
Perto da hora do fecho das inscrições para a 10.ª Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, já se cifravam em quase duas centenas os atletas que manifestavam vontade em participar no programa de provas que o Grupo Desportivo de São Domingos levará a efeito no dia de hoje, a partir das 14:45 horas, num circuito de 500 metros, anexo ao Parque da Cidade de Loures.

Os atletas, provenientes de 7 distritos do país, representarão 28 clubes, incluindo representações de Espanha, com 10 participantes, e da Lituânia, com uma atleta. Por outro lado, note-se que o clube com maior número de atletas inscritos é a Casa do Povo de Corroios (21), que tem em Mário Rato um dos seus grandes dinamizadores.

Num tempo de sacrifícios e também de cortes no apoio à atividade desportiva, é de salientar o empenho dos dirigentes do São Domingos em continuar a levar por diante a iniciativa, no que conta com o apoio possível dos órgãos autárquicos da região, bem como do comércio local e outras entidades.

Dos internacionais olímpicos presentes na competição, haverá a destacar, além de Pedro Martins, o homenageado desta edição, também Sérgio Vieira, Pedro Isidro e Kristina Saltanovic. Dos internacionais nos escalões mais jovens, prevê-se a presença de Daniela Cardoso, Bruno Pedro, Miguel Carvalho, Samuel Pereira, Hélder Santos e Mara Ribeiro. Uma referência para o espanhol Leonardo Toro (M45) que, este ano, em San Sebastian, obteve duas medalhas de prata nos Europeus de Veteranos em pista coberta.

Da equipa de juízes especialistas de marcha farão parte os internacionais José Dias (juiz-chefe) e Joaquim Graça, e será completada por Eliseu Almeida, Luís Sousa, Ernesto Alves e Agostinho Carriço, juízes do painel regional da Associação de Atletismo de Lisboa.