sábado, 12 de outubro de 2013

Kelly Ruddick protagonista nos Masters australianos

Kelly Ruddick em Geelong, Austrália.
Foto: Richard Clark. Montagem: O Marchador.
Os 14.os Jogos Australianos de Masters, realizados em Geelong, produziram resultados muito interessantes, com especial incidência para os feitos protagonizados por Kelly Ruddick, atleta de Ballarat, cidade do estado de Victória.

Com 40 anos de idade, Ruddick, alardeando uma bela técnica, venceu a prova dos 5.000 metros marcha, disputada a 7, e obteve o magnífico tempo de 21.57,40, marca que constitui novo recorde mundial da categoria W40. Foi de 53 segundos a fatia retirada ao anterior máximo que era pertença da francesa Suzanne Griesbach, estabelecido há 26 anos, em Liévin.

A atleta australiana participou, ainda, nos 10 km marcha em estrada, prova disputada três dias depois, em Barwon River, registando outra marca de grande nível, 45.36, e expressivos tempos de passagem, a cada 2 km, em 9.24, 9.10, 9.08, 9.01 e 8.53, ficando apenas a 10 segundos do seu recorde mundial (45.26) estabelecido a 17 de Agosto último em Melbourne.

“Foi muito bom. Todos queriam tirar uma foto comigo ao lado”, referiu Ruddick à imprensa, acrescentando que ainda poderia ter marchado mais rapidamente, não fosse a arreliadora gripe, sentida nos dias anteriores à competição.

A atleta que, tendo completado os 40 anos, em abril deste ano, decidir atacar os recordes mundiais da categoria, com o sucesso agora conhecido, e tem agora, como principal objetivo para o efeito, a prova dos 3.000 m marcha, e três possibilidades de competições, nos próximos tempos: Ballarat, Geelong e Melbourne.

Note-se que Ruddick, em 1 de setembro deste ano, em Launceston, já surpreendera positivamente ao conquistar o seu primeiro título australiano nos 20 km marcha, com a marca de 1.33.15, para já com mínimos A para os Jogos Olímpicos, se bem que ainda distantes, e com um tempo bem abaixo da marca exigida (1.36.00) para integrar a seleção australiana à Taça do Mundo, em Taicang, na China, em maio do próximo ano, os maiores objetivos apontados pela atleta.