quinta-feira, 10 de outubro de 2013

48 na renovação do painel de juízes internacionais

Athlone, na Irlanda, prepara-se para receber os candidatos ao novo painel internacional de juízes de marcha (zona europeia), que vigorará por um período de 4 anos (2014 a 2017), sucedendo àquele que resultou dos exames realizados em Leeds, em 2009.
 
Dos 48 candidatos, pertencentes a 25 países (30 homens e 18 mulheres), 17 são membros do painel em vigor. Não se candidatam à renovação do lugar, Joseph Farrugia (Malta), Can Korkmazoglu (Turquia), Gérard Lelievre (França) e Lamberto Vacchi (Itália). Os outros dois elementos do painel, Peter Marlow (Grã-Bretanha) e Luis Saladie (Espanha), são os orientadores do curso.
  
Nota relevante para a presença de três juízes que já pertenceram ao painel de elite da Federação Internacional de Atletismo, com atuações em importantes eventos desportivos de âmbito mundial: Maris Peterson (Rússia), adjunto do juiz-chefe nos Mundiais de Atletismo de 2005 e 2013, Noel Carmody (Grã-Bretanha), adjunto do JC nos Jogos Olímpicos de 2012, e Jens Gruenberg (Alemanha), juiz nos Mundiais de Osaca, em 2007 e adjunto do JC nos de Berlim, em 2009.
 
É curioso verificar o interesse na certificação de assinalável número de atletas especialistas de marcha ou que, no passado, marcaram presença em competições internacionais casos, entre outros, dos russos Alina Ivanova (campeã mundial em 1991) e Sergey Sergachev (1.21.56 nos 20 km, em Saransk, em 2007), do ucraniano Andrii Kovenko (1.20.22 aos 20 km e vencedor da prova de Bacúchu, no último mês), da eslovaca Zuzana Maliková (participante nos Jogos de 2004 e 2008), do holandês Harold Van Beek, recordista de presenças em Taças do Mundo, e do irlandês Jimmy McDonald (6.º nos Jogos de 1992).
 
A Alemanha e a França, com cinco juízes, são os países que apresentam maior número de candidatos, enquanto Espanha e Itália, nações com tradição na especialidade, apresentarão dois cada.

De referir, também, que relativamente ao painel atual, e dos que agora se recandidatam, já atuaram em Portugal, nomeadamente, na competição internacional de Rio Maior, além dos referidos Peterson, Gruenberg e Carmody, também Sergio Solana (Espanha) Anne-Christine Blachere (França) e Zoe Gini (Grécia).

Os portugueses Ana Toureiro, José Ganso e Vasco Guedes seguiram viagem, no dia de hoje, a fim de tomarem partes nas sessões de trabalho, agendadas para 10, 11 e 12. Os exames decorrerão sábado e domingo próximos. Boa sorte!