sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vitória feminina na Taça do Mundo: acontecimento nacional de 2010

Fotomontagem: O Marchador/AIFA
Vera Santos, Inês Henriques, Ana Cabecinha e Susana Feitor – este foi o quarteto que protagonizou aquele que terá sido, porventura, o mais extraordinário sucesso da marca atlética portuguesa desde sempre: a vitória na competição feminina da Taça do Mundo de Marcha, realizada em Chihuahua, no México, a 15 e 16 de Maio de 2010.

Ao mesmo tempo, aquele sucesso coroou a carreira de um conjunto de atletas que, à excepção de Susana Feitor, nunca tinha obtido um título mundial. Apesar da vitória individual da espanhola María Vasco, o segundo lugar de Vera Santos, o terceiro de Inês Henriques, o oitavo de Ana Cabecinha e o décimo sexto de Susana Feitor bastaram para que a formação nacional se superiorizasse às poderosíssimas formações da Rússia, da China e da Espanha, relegando-as para os lugares secundários.

Ainda que o bom senso obrigue a reconhecer que a vitória no México não traduz qualquer superioridade da marcha portuguesa sobre aquelas superpotências, significando «apenas» que naquele dia as portuguesas foram mais fortes, a vitória do superquarteto feminino da marcha portuguesa na Taça do Mundo de Chihuahua não poderia deixar de ser escolhida como acontecimento nacional de 2010 no que à marcha se refere.

Além do resto, trata-se de um prémio mais que justificado para todas as marchadoras portuguesas, exemplos maiores da capacidade das mulheres portuguesas para se afirmarem no panorama da competição desportiva internacional.