sábado, 18 de dezembro de 2010

Meio milhar de participantes nas 12 horas de marcha na Malásia

Enorme adesão de participantes registou mais uma edição desta singular e curiosa iniciativa, as 12 horas de marcha atlética realizada em 11 de Dezembro de 2010, com início às 8 horas da noite, sob uma temperatura de 30 graus centígrados e céu geralmente encoberto, num circuito de um quilómetro, desta vez na cidade de Malaca (em malaio, Melaka), declarada em 2008 Património Mundial pela UNESCO. Da presença portuguesa na cidade sobreviveram a Igreja de São Paulo e a Porta de Santiago da Fortaleza de Malaca, conhecida como «A Famosa».

A organização, da responsabilidade da Associação dos Marchadores da Malásia, fundada em 1978, de que é vice-presidente o juiz internacional de marcha Khoo Chong Beng, contou com o apoio de vários patrocinadores.
A todos foi fornecido um «chip» electrónico e a cada duas horas era publicado num quadro instalado no circuito o registo dos quilómetros percorridos em referência a cada participante. Prova de resistência, os participantes podiam fazer, eles próprios, a gestão do seu tempo escolhendo qual o período desejável para se alimentarem, descansarem ou mesmo dormirem um pouco.
Os vencedores foram, nos homens (250 participantes), Thiru Kumaran A/L M. Nalay Sewdakam, da Malásia, com 95 quilómetros (ou 95 voltas) percorridos, e, nas senhoras (214 participantes), TaiSau-King, de Hong-Kong, com 89 quilómetros.
Foto: Race Walkers' Association of Malaysia