sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O mundo de Vittorio Visini e seus amigos

O responsável técnico pela marcha em Itália, Vittorio Visini, figura história da marcha internacional, criou em 2008 um «site» para publicação de álbuns com fotografias ou filmes de marcha atlética de todo o mundo. A página tem o endereço www.multimediavisini.com e acolhe os visitantes com uma composição musical conhecida.
Mergulhando no «site» pode então aceder-se a blocos de imagens organizados por épocas ou grandes eventos, preenchidos por fotos da marchadores de numerosos países, incluindo Portugal. Os visitantes que não dominem a língua italiana podem optar por uma qualquer de 43 línguas (português é uma delas, nas versões brasileira e europeia) para navegação na página, o que nalgumas secções facilitará a descodificação da informação.
Os interessados em disponibilizar documentos fotográficos ou videográficos para este projecto podem fazê-lo usando a funcionalidade criada na página para esse efeito.
Dedicado a uma das figuras lendárias da marcha italiana, Pino Dordoni (campeão europeu dos 50 km em 1950 e campeão olímpico na mesma distância em 1952), o Multimédia Visini proporciona ainda um motor de busca com acesso directo a fotografias de mais de 1330 atletas identificados um a um.
Vittorio Visini foi, também ele, um marchador olímpico, tendo participado em três edições dos Jogos. Em 1968, no México, foi 6.º nos 50 km; quatro anos depois, em Munique, foi 8.º nos 20 km e 7.º nos 50 km; por fim, nos Jogos de Montreal de 1976, terminou os 20 km no 8.º lugar. As suas melhores marcas pessoais nas distâncias olímpicas foram de 1.25.49 h nos 20 km (1981) e 3.56.04 h nos 50 km (1978).