quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Clube Português de Marcha Atlética

Fundado em 1982, o Clube Português de Marcha Atlética cumpre 28 anos a 1 de Dezembro. Na escritura realizada a 12 de Janeiro de 1983 compareceram como outorgantes José Dias, Aires Denis, Luís Dias, Paulo Alves, José Baptista, Carlos Menezes, Mário Pinto, José Belo, José Domingues e Ana Batuca.
O CPMA, como ficou conhecido, foi a primeira associação de marchadores constituída com o objectivo de divulgar a especialidade no nosso país, dando continuidade no todo nacional ao trabalho que nos primeiros anos de reimplantação da marcha em Portugal esteve centrado em Lisboa.
Apesar de praticamente desactivado, o clube dos marchadores portugueses permanece como uma espécie de reserva de independência da disciplina desde que as funções que desempenhava passaram a ser assumidas noutras esferas institucionais.
O CPMA teve estatutos publicados na III Série do «Diário da República» de 25 de Março de 1983.
O desenho gráfico do emblema do CPMA foi concebido por Carlos Menezes, um dos pioneiros, e a emissão do alfinete de lapela, na imagem, só foi possível pelo contributo de Mário Pinto, antigo dirigente e pai do marchador olímpico José Pinto.