domingo, 15 de dezembro de 2024

Sharon Herrera bate recorde da Costa Rica de 10 km marcha (San Juan, PUR 2024)

A vitoriosa Sharon Herrera e Sebastián Quiñones. Imagem: fb Alfa Sports
Montagem: O Marchador

A costa-riquenha Sharon Herrera Soto foi a atleta em maior evidência durante a 17.ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética «Cupey Track» em San Juan, em Porto Rico (7/12) ao vencer a principal prova de 10 km com um novo recorde nacional de 44:22, marca que supera o anterior registo (45:17) que pertencia a Noelia Vargas Mena desde outubro passado e obtido em Madrid, Espanha.

Em início de temporada, este prometedor desempenho de Sharon Herrera, atleta treinada por Wilkins Rodríguez, permite a obtenção de importantes pontos num evento integrado no «World Rankings» com vista à qualificação para os Mundiais de Tóquio-2025.

No setor masculino, a primeira posição foi conseguida pelo sub-23 Sebastián Quiñones, atleta da Universidade Ana G. Mendez, de Porto Rico, com 44:24, recorde pessoal.

As posições imediatas foram ocupadas, nos masculinos, pelo colombiano Juan José Soto Ruiz, do JOMA, com 45.21, e Jan F. Ramírez Vega, do Puerto Rico Master, com 45:41, e nos femininos, por Naomi García Laureano, do Puerto Rico Master, com 52.14, e Guailinex de Jesús Felix, do Juana Díaz RW, com 52.56.

Uma palavra para a atleta olímpica (Paris 2024) Rachelle de Orbeta, a recuperar de lesão, quem esteve a cargo das premiações no evento.

Constituiu um êxito esta primeira edição do evento em termos internacionais, largamente participada (cerca de 200 atletas em várias faixas etárias), que contou com 3 internacionais na equipa de juízes de marcha, Cándido Vélez, Edwin Roche, ambos de Porto Rico, e Jeff Salvage, dos E.U. América, e cuja certificação do circuito de 1 km instalado no Parque Central de San Juan foi assegurada pelo medidor internacional WA-AIMS, Javier Noriega Guzman, do México.

Consulte os resultados completos do evento, aqui.

Fonte: Cupey Track Oficial e Wilkins Rodríguez.