Foto: Run Republic. Montagem: O Marchador |
É já este domingo (15 dezembro) que no Parque de St. Annes Park, em Raheny, Dublin, terá lugar a última etapa do Circuito Mundial de Marcha (World Athletics Race Walking Tour) e com a realização em simultâneo dos Campeonatos Nacionais da Irlanda da especialidade sendo esperada a presença de cerca de 250 atletas em representação de 30 países de quatro continentes.
São vários os nomes sonantes presentes em Dublin, com saliência, nos 35 km marcha, para o brasileiro Caio Bonfim, medalhado de prata nos Jogos de Paris, e para o italiano Massimo Stano, medalhado de ouro nos Jogos de Tóquio 2020 e o recordista europeu (2:23:14), ambos pretendendo arrumar logo as contas para os Mundiais de Atletismo de Tóquio, suplantando os mínimos de 2:28:00, exigidos pela World Athletics.
Com um prémio total de mais de 200.000 USD, no setor masculino, Caio Bonfim, que é treinado pelos seus pais, Gianette Bonfim e João Sena, lidera a classificação do Tour 2024 com 4.072 pontos, seguido pelo campeão olímpico, o equatoriano Brian Pintado (4.068 pontos) e pelo medalhado de bronze em Paris, o espanhol Álvaro Martín (4.035 pontos) e se confirmar a vitória terá à sua espera um prémio de cerca de 125 mil dólares americanos.
Já quanto a Stano, treinado por Patrick Parcesepe, regressou recentemente de um estágio de altitude na China, onde realizou os seus treinos entre os 1900 metros de Kunming e os 2400 metros de Lijiang. Note-se, também, a presença no contingente europeu do francês Kevin Campion, do ucraniano Ihor Hlavan, e do alemão Carl Dohmann, além do nosso português João Vieira, medalhado de prata nos 50 km dos Mundiais de Doha, em 2019 e depois de ter obtido a de bronze nos de Moscovo, em 2013.
Dos atletas irlandeses é esperada a participação do estreante nos 35 km, Oisin Lane, que esteve nos Europeus de Roma, e de Joe Mooney, ambos procurando a qualificação para o Europeu de Seleções de Marcha que terá lugar em maio do próximo ano, em Podebrady, na República Checa, e nos 20 km de David Kenny.
No setor feminino, a italiana Federica Curiazzi (4ª nos Europeus de Munique, em 2022) é uma das fortes candidatas ao pódio nos 35 km, mas terá a forte concorrência do trio mexicano composto por Valeria Ortuno, Yadira Franco e Alejandra Ortega, entre outras do Brasil, Equador, Hungria, India e África do Sul. A mexicana Karla Serrano, campeã mundial Sub-20, agora na categoria superior, é uma das figuras aguardadas nos 20 km. Do lado irlandês, Kate Veale, a campeã mundial Sub-18 de 2011 é a mais forte candidata ao título irlandês de 35 km.
De Portugal está ainda inscrita a olímpica e campeã de Portugal, Vitória Oliveira, que deverá competir na prova dos 20 km, acompanhando-a nesta distância Bruna Marques (Sub-23).
Entre os jovens, nos 10 km Sub-20 femininos, temos, na prata da casa, a luta pelo pódio por parte de Ciara Wilson, Savanagh O'Callaghan e Aisling Lane, mas uma das jovens estrelas do continente europeu dá pelo nome de Alessia Pop (vice-campeã europeia Sub-18) e vem da Roménia, sem esquecer a campeã sénior do Reino Unido, Gracie Griffith e a marroquina Latifa Arabi, campeã africana Sub-18. Nos masculinos, as previsões apontam, na luta pelo título da Irlanda, para Seamus Clarke (medalha de prata nos Europeus Sub-18), Andrew Glennon e Matthew Newell. O português Leandro Silva deverá marcar presença nesta prova.
Para mais detalhes do evento e resultados em direto, aceda aqui.