No dia 12 de Agosto de 1990, o programa desportivo da tarde televisiva do canal 2 da Rádio Televisão Portuguesa abriu com a notícia de que Susana Feitor tinha conquistado a medalha de ouro dos 5000 metros marcha femininos do mundial de juniores de atletismo de Plovdiv, na Bulgária. A muito jovem atleta de Rio Maior, com apenas 15 anos, conseguira nessa manhã o primeiro grande título internacional da marcha portuguesa, sagrando-se campeã do mundo de juniores de marcha atlética, disciplina que tinha a mesma idade de reimplantação em Portugal que a própria atleta.
Depois das expectativas criadas no ano anterior, com o inesperado sexto lugar nos europeus de Varazdin, Susana Feitor correspondia ao máximo que dela poderia esperar-se e não fez por menos: superou todas as concorrentes da sua prova para arrecadar a medalha mais desejada no seu campeonato: a do primeiro lugar. Poderia, de facto, esperar-se muito da atleta do Clube de Natação de Rio Maior, mas poucos acreditariam que o sucesso fosse tão completo. Daí que, apesar da expectativa de um grande resultado, não tenha deixado de ser surpreendente a conquista do título global.
Susana Feitor iniciou a prova integrada no pelotão, mas rapidamente se enfastiou do ritmo de pisar ovos e tratou, logo aos 600 metros, de forçar o ritmo na frente, isolando-se. Pouco depois, a atleta creditada com melhor marca entre todas as presentes, a chinesa Jin Bingjie, recordista mundial com 20.37,7 m, respondeu à portuguesa e iniciou uma série de ataques. A chinesa era a favorita incontestada, mas Susana foi respondendo conforme podia, atrasando-se em cada nova aceleração de Bingjie, para depois recuperar aos poucos. Só que cada novo ataque da asiática era sucedido da emissão de nota de desclassificação pelos juízes.
Com a aproximação do final da prova, Susana Feitor conseguia estar relativamente próxima da líder chinesa, mas esta pouco beneficiaria da circunstância de comandar a prova e até de entrar na recta da meta destacada, para terminar em primeiro lugar: viria a ser desclassificada quando uma última falta lhe foi averbada, já não a tempo de ser formalizada a desclassificação com a atleta ainda em prova. E Susana Feitor, que se mostrava muito contente com o segundo lugar na meta, mais radiante ficou quando soube que, afinal, era a vencedora e iria subir ao lugar mais alto do pódio.
A reportagem da RTP sobre a chegada de Susana Feitor e restante equipa no dia seguinte ao aeroporto de Lisboa pode ser vista aqui.
Nos meses precedentes desta fase da época de 1990, Susana Feitor tinha confirmado o que dela ficara entrevisto em 89, nomeadamente nas distâncias em que foi prestando provas – 2000 metros, 3000 e 5000, em todas se assenhoreando dos recordes nacionais do seu escalão (iniciadas) e dos superiores, até absolutos. Apenas o recorde dos 10 km lhe escapava, sendo essa uma distância em que nunca competira.
Não tendo participado nas provas de marcha da época de Inverno (nacionais pista coberta e de estrada), foi só a partir da Primavera que entrou em liça, começando por bater o recorde absoluto dos 5000 metros em 13 de Maio, durante os Campeonatos Nacionais Sub-23, na Maia, com um registo de 23.11,3 m. Marca que viria a suplantar largamente para se sagrar campeã em Plovdiv.
Nos 2000 metros, distância para o seu escalão no Torneio DN Jovem, a 5 de Maio, estabeleceu novo recorde nacional com 8.42,99 m. Depois, dois recordes dos 3000 metros: a 2 de Junho, no Torneio Interassociações de Juvenis (Estádio de Alvalade, Lisboa), com 13.09,5 m (recorde nacional de juvenis); duas semanas depois, a 17 de Junho, nos nacionais de juvenis (Maia), 12.56,0 m (recorde nacional absoluto).
Mas se a época foi transcendente para Susana Feitor, também outros atletas superaram anteriores melhores registos nacionais. Ainda no sector feminino e antes da entrada de Feitor em cena, Isilda Gonçalves estabeleceu novo recorde nacional dos 3000 metros, ao vencer nos nacionais de pista coberta (Braga, 17 de Fevereiro) 14.28,96 m. A atleta do União do Montijo abria assim as portas para uma época de domínio avassalador entre as seniores, beneficiando não apenas da sua progressão pessoal (mais de três minutos nos 10 mil metros, de 52.40 para 49.29) mas também de problemas de saúde da benfiquista Ana Bela Aires e da lesão da irmã gémea e colega de clube Lígia Gonçalves. Conquistaria também os títulos nacionais de estrada (10 km em Viseu, a 18 de Março, com 51.42) e de pista (10 km, no Estádio Nacional, a 28 de Julho, com 49.45).
Pelo meio foi vencendo outras competições, entre as quais o IV Grande Prémio de Marcha «Cidade do Montijo», a 19 de Maio, com os já referidos 49.29 m que ficaram como melhor marca pessoal no final da época.
Por sua vez, no sector masculino, José Urbano, do Benfica, também superou o seu melhor registo pessoal e nacional dos 5000 metros, ao creditar-se com os 19.06,05 m que lhe permitiram vencer a prova dessa distância no Meeting Internacional de Reims, em França, superando atletas credenciados, como o espanhol Daniel Plaza (2.º com 19.07,24) ou o francês Thierry Toutain (3.º, 19.11,56).
A expressão internacional da marcha atlética portuguesa teve em 1990 um momento especial, com a realização do encontro internacional de marcha entre Portugal e Espanha, em Viseu, a 24 de Junho. Foi o primeiro e até hoje o único encontro de marcha atlética entre nações realizado em Portugal. A formação espanhola não se apresentava na máxima força (o encontro era mesmo designado Portugal-Espanha B), enquanto a equipa portuguesa integrava os melhores especialistas nacionais. Em tarde de calor intenso e com quatro provas no programa, compreendendo 35 e 20 km masculinos, 10 km femininos e 10 km juniores masculinos, Portugal conseguiu superar a poderosa opositora em duas competições. José Pinto venceu os 35 km, com 2.47.20 h, adiante dos espanhóis Manuel Alcalde (2.48.57) e de Pablo Ruiz (3.05.52) e António Cunha triunfou na prova dos juniores, marcando 46.33, à frente do espanhol Jordi Pico (46.53) e do português Pedro Pinto (47.31).
Nas outras provas, German Nieto impôs-se nos 20 km, com 1.29.12 h, seguido dos compatriotas García Bragado (1.33.11) e Juan Ramilo (1.36.49), ao passo que Cristina del Palacio dominou os 10 km femininos, averbando 50,50 m, seguida da portuguesa Isilda Gonçalves (51.35) e da compatriota Selis (55.01). Colectivamente, a diferença acentuada de quinze pontos a favor de Espanha (49-34) não espelhou o equilíbrio verificado e que só não teve tradução na pontuação final devido a desistências dificilmente justificadas numa competição por equipas.
Neste encontro, a selecção portuguesa foi tecnicamente liderada por Luís Dias, que poucas semanas depois seria nomeado técnico nacional de marcha da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a convite do director técnico nacional, Fernando Mota, substituindo Adriano Pereira.
Em todo o caso, o momento alto do atletismo europeu (e também da marcha) estava apontado para os Campeonatos da Europa de Atletismo de Split, na Jugoslávia, de 26 de Agosto a 2 de Setembro. No entanto, entre os marchadores portugueses presentes, a menos experiente Isilda Gonçalves foi a excepção numa participação sem aspectos especialmente positivos. Numa semana marcada por temperaturas e humidade relativa elevadas, José Pinto desistiu tanto nos 20 como nos 50 km e José Urbano teve uns 20 km para esquecer (19.º, com 1.32.50, uma das suas piores marcas de sempre). Menos infeliz foi a representante nos 10 km femininos, que à partida tinha de longe a pior marca entre todas as inscritas. O objectivo dificilmente poderia ser diferente de tentar fugir ao último lugar. E conseguiu: registou 50.49 m, concluindo na 21.ª posição entre 24 concorrentes, uma das quais foi desclassificada. Estreia positiva e boa experiência para a atleta do Montijo em grandes competições internacionais.
No plano nacional, o ano ficou assinalado pelas vitórias de Hélder Oliveira (Imortal Desportivo Clube, de Albufeira) e Isilda Gonçalves (União do Montijo) nos nacionais de pista coberta e pelos triunfos de José Pinto (Belenenses) e Isilda tanto nos nacionais de estrada como nos Campeonatos de Portugal. E foi de longe da capital que vieram os nomes em maior destaque entre os juniores, com relevo para António Cunha, de Faro, e Pedro Pinto, de Coimbra. O algarvio impôs-se nos nacionais de juniores e foi o melhor do escalão no Portugal-Espanha; o beirão triunfou nos nacionais de sub-23 e foi segundo nos nacionais de juniores. Um e outro perfilavam-se para uma boa entrada no escalão dos seniores, tal como Carlos Leitão, do Sporting Clube Banheirense, campeão nos 20 km juniores masculinos dos nacionais de estrada.
Na parte final da época, a 11 de Novembro, a aldeia de Magoito, no concelho de Sintra, acolheu a comemoração dos 15 anos da primeira prova de marcha realizada na povoação. Não se tratava de evocar uma prova qualquer: a prova do Magoito de Novembro de 1975 tinha constituído o primeiro grande prémio com programa exclusivamente dedicado à marcha atlética em Portugal. Impulsionada por Raymond Ysmal, um dos principais dinamizadores da marcha nos primeiros tempos da reintrodução em Portugal, a prova atraiu sobretudo especialistas da zona de Lisboa, onde vários pólos de praticantes garantiam as bases para o crescimento da disciplina não só na região mas no resto do país.
A prova de 1990 permitiu reunir alguns dos melhores especialistas portugueses da época mas também três pioneiros daquela fase inicial da marcha: Basílio Vilas, um dos participantes na prova de 1975, e ainda Raymond Ysmal e Aires Denis, que, apesar de também competirem ocasionalmente, eram sobretudo dirigentes empenhados na promoção da marcha atlética.
No domínio organizativo e enquanto a FPA não reanimava a Comissão Nacional de Marcha, o Clube Português de Marcha Atlética (CPMA) continuava a ser o esteio da divulgação e da valorização da marcha atlética no país. Em 1990, assumiu a organização de iniciativas como o Troféu Amizade de Marcha Atlética (4/Março), o Festival de Encerramento da Marcha Atlética (4/Agosto), o Campeonato de Futebol/Marcha (3/Novembro), o Grande Prémio de Marcha do Magoito (11/Novembro) e o Aniversário da Marcha em Queluz (16/Dezembro). Fomentou e prestou apoio técnico também a provas levadas a efeito durante o ano no Barreiro, em Sintra, em Palmela, na Reboleira, no Montijo, na Baixa da Banheira e no Seixal.
Entretanto, e por iniciativa da PA, o conceituado técnico Gérard Lelièvre (treinador nacional de marcha de França e antigo marchador internacional) se deslocou a Portugal para uma acção de formação realizada no Estádio Nacional.
Relação das provas mais importantes efetuadas em 1990
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...
20 a 27 de Maio, Gimnasíada (atletas sub-18), Bruges, Bélgica. 22/5, 5000 m masculinos: 1.º, Michele Didoni (Itália), 21.35,38; 2.º, L. Vivian (Itália), 21.52,57; 3.º, P. King (Inglaterra), 22.00,83 (...) 6.º, Luís Rocha (Portugal), 22.48,81 (...) Avelino Costa (Portugal), desclassificado (12 participantes). 25/5, 3000 m femininos: 1.ª, C. Sun (China), 12.54,33; 2.ª, María Vasco (Espanha), 13.20,99; 3.ª, S. Han (China), 13.46,70 (...) 14.ª, Margarida Correia (Portugal), 15.37,53 (...) Susana Feitor (Portugal), desclassificada (17 participantes).
24 de Junho, Encontro Internacional de Marcha Portugal-Espanha, Viseu. 20 km masculinos: 1.º, German Nieto (Espanha), 1.29.12; 2.º, Jesús Ángel García Bragado (Espanha), 1.33.11; 3.º, Juan Luís Ramilo (Espanha), 1.36.49; 4.º, Mário Contreiras (Portugal), 1.38.19: 5.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.43.45; 6.º, Carlos Gomes (Portugal), 1.48.49; José Urbano (Portugal), desistente. 10 km femininos: 1.ª, Cristina Montesinos (Espanha), 50.50; 2.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 51.35; 3.ª, Rosa Selís (Espanha), 55.01 (...) 6.ª, Lídia Santos (Portugal), 59.42; Rita Silva (Portugal) e Filomena Silva (Portugal), desistentes. 35 km masculinos: 1.º, José Pinto (Portugal), 2.47.20; 2.º, Manuel Alcalde (Espanha), 2.48.57; 3.º, Tino Ruíz (Espanha), 3.05.52; 4.º, Carlos Graça (Portugal), 3.06.04 (...) 6.º, José Magalhães (Portugal), 3.13.30; Jorge Esteves (Portugal), desclassificado. 10 km juniores masculinos: 1.º, António Cunha (Portugal), 46.33; 2.º, Jordi Pico (Espanha), 46.53; 3.º, Pedro Pinto (Portugal), 47.31 (...) 6.º, Carlos Leitão (Portugal), 49.43; 7.º, Avelino Ribeiro (Portugal), 54.27. Classificação coletiva: 1.º, Espanha, 49 pontos; 2.º, Portugal, 33.
30 de Junho a 7 de Julho, Campeonatos da Europa de Veteranos - Pista, Budapeste, Hungria. 2/7, 5000 m masculinos M50: 1.º, Gennadij Sysoyev (União Soviética), 23.37,00 (...) 27.º, José Henriques (Portugal), 33:12.00 (29 participantes). 6/7, 20 km masculinos M50: 1.º, Edmund Shillabeer (Grã-Bretanha), 1.41.07 (...) 24.º, Avelino Ferreira (Portugal), 2.06.41 (30 participantes).
8 a 12 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Juniores de Atletismo, Plovdiv, Bulgária. 10/8, 10.000 m masculinos: 1.º, Iliya Markov (União Soviética), 39.55,52; 2.º, Alberto Cruz (México), 39.56,49; 3.º, Jefferson Pérez (Equador), 40.08,23 (21 participantes). 12/8, 5000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (Portugal), 21.44,30 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Tatyana Shchastnaya (União Soviética), 22.28,74; 3.ª, Simone Thust (Rep. Democrática Alemã), 22.44,65 (29 participantes).
26 de Agosto a 2 de Setembro, Campeonatos da Europa de Atletismo (pista), Split, Jugoslávia. 28/8, 20 km masculinos: 1.º, Pavol Blažek (Checoslováquia), 1.22.05; 2.º, Daniel Plaza (Espanha), 1.22.22; 3.º, Thierry Toutain (França), 1.23.22 (...) 28.º, José Urbano (Portugal), 1.32.50; José Pinto (Portugal), desistente (28 participantes). 29/8, 10 km femininos: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 44.00; 2.ª, Olga Kardopoltseva (União Soviética), 44.06; 3.ª, Ileana Salvador (Itália), 44.38 (...) 21.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 50.49 (24 participantes). 31/8, 50 km masculinos: 1.º, Andrey Perlov (União Soviética), 3.54.46; 2.º, Bernd Gummelt (República Democrática Alemã), 3.56.33; 3.º, Hartwig Gauder (República Democrática Alemã), 4.00.48 (...) José Pinto (Portugal), desistente (31 participantes).
Campeonatos nacionais
17/18 de Fevereiro, 2.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 5000 m masculinos: 1.º, Hélder Oliveira (Imortal Albufeira), 20.12,24; extra, Ramón Alvarez (Espanha), 20.41,46; 2.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 20.45,56; extra, Manuel Santome (Espanha), 20.59,4; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 21.09,7 (18 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 14.28,96 (recorde nacional); extra, Esther Pineiro (Espanha), 15.11,42; 2.ª, Rosa Bastos (GD Lourocoop), 15.21,4 (recorde nacional juvenis e juniores); 3.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 15.32,2 (9 participantes).
18 de Março, V Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km, Viseu. 50 km seniores masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 4.02.26; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 4.24.44; 3.º, Bartolomeu Konde (GS Loures), 4.54.10 (8 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 51.42; 2.ª, Filomena Silva (CF «Os Belenenses»), 56.10; 3.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 59.12 (5 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, 20 km masculinos, Carlos Leitão (SC Banheirense), 1.38.52; 10 km femininos, Fátima Costa (GS Loures), 57.21; juvenis, 10 km juvenis, Luís Mota (CCD Olivais Sul), 48.00; 5 km femininos, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 27.42; veteranos, 5 km masculinos, José Henriques (CA Galinheiras), 34.56; 3 km femininos, Fernanda Claro (G Editor Viseu), 19.06. Interassociações / provas abertas: infantis, 2 km masculinos, Nuno Marques (AA Aveiro), 9.51; 1 km femininos, Patrícia António (AA Lisboa), 4.52; iniciados, 3 km masculinos, Hélder Nunes (AA Aveiro), 14.12; 2 km femininos, Rosa Alice (AA Aveiro), 9.45.
12 e 13 de Maio, Campeonatos Nacionais Sub-23 (Pista), Maia (org.: FPA). 12/5, 10.000 m masculinos: 1.º, Pedro Pinto (CF União de Coimbra), 44.50.18; 2.º, João Maral (Sporting CP), 45.29,74; 3.º, Augusto Cardoso (AC Alfenense), 45.57,86 (10 participantes). 13/5, 5000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 23.11,3 (recorde nacional); 2.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 23.55,5; 3.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 26.20,7 (11 participantes).
26 de Maio, II Campeonato Nacional de Clubes de Marcha Atlética, Estádio da Luz (org.: FPA). Vencedores individuais: masculinos, 10.000 m seniores, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 42.40,4; 10.000 m juniores, Carlos Leitão (SC Banheirense), 45.09,0; 5000 m juvenis, Luís Mota (CCD Olivais Sul), 24.23,9; femininos, 5000 m seniores, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 23.41,3; 5000 m juniores, Fátima Costa (CA Galinheiras), 26.07,2; 3000 m juvenis, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 15.13,8. Classificações colectivas: masculinos, 1.º, AC Alfenense, 17 pontos, 2.º, GD Lourocoop, 16; 3.º, CF «Os Belenenses», 15 (participaram 10 clubes); femininos, 1.º, GD Lourocoop, 16 pontos, 2.º, União do Montijo, 14; 3.º, CA Galinheiras, 12 (participaram 9 clubes).
16 e 17 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Maia (org.: FPA). 16/6, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Rocha (GRECAS), 24.27,08; 2.º, Luís Leitão (SC Banheirense), 24.38,03; 3.º, Artur Araújo (GS Loures), 24.43,08 (16 participantes). 17/6, 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.56,0 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 14.34,9; 3.ª, Sandra Silva (GD Lourocoop), 15.48,1 (20 participantes).
23 e 24 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes, II Divisão, Estádio Nacional. 23/6, 5000 m masculinos: 1.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 23.22,0; 2.º, José da Luísa (AA Coimbra), 25.32,1; 3.º, Hélder Paixão (CS Marítimo), 26.13,2 (6 participantes). 24/6, 3000 m femininos: 1.ª, Raquel Filomena (CA Colipo), 16.30,8; 2.ª, Helena Pombo (GD Quimigal), 17.51,9; 3.ª, Paula Alves (CP Mangualde), 18.18,0 (6 participantes).
23 e 24 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes, III Divisão, Estádio Nacional. 23/6, 5000 m masculinos: 1.º, Hélder Madeira (Pax-Julia), 24.01,6; 2.º, José Fernandes (CD Nacional Madeira), 24.11,8; 3.º, Artur Araújo (GS Loures), 24.47,1 (13 participantes). 24/6, 3000 m femininos: 1.ª, Fátima Afonso (CCD Olivais Sul), 16.36,3; 2.ª, Maria José Ferreira (NAC Alcanena), 17.08,9; 3.ª, Fernanda Ferreira (Quinta da Princesa), 18.27,1 (6 participantes).
7 e 8 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes, I Divisão, Maia. 7/7, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.49,09; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 20.00,83; 3.º, João Maral (Sporting CP), 22.19,10 (7 participantes). 8/7, 3000 m femininos: 1.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 16.29,74; 2.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 16.46,72; 3.ª, Mariana Costa (SC Braga), 17.11,70 (6 participantes).
14 e 15 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Estádio Nacional (org.: FPA). 14/7, 10.000 m masculinos: 1.º, António Cunha (GD Penha), 45.25,4; 2.º, Pedro Pinto (CF União Coimbra), 45.32,2; 3.º, Carlos Leitão (SC Banheirense), 47.52,0 (7 participantes). 15/7, 5000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 23.23,8; 2.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 24.59,9; 3.ª, Fátima Afonso (CCD Olivais Sul), 27.02,0 (8 participantes).
28 e 29 de Julho, Campeonatos de Portugal, Estádio Nacional (org.: FPA). 29/7, 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.29.50; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 1.30.52; 3.º, Carlos Graça (CF «Os Belenenses»), 1.33.04 (10 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 49.45; 2.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 58.56; 3.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 1.03.07 (3 participantes).
Principais eventos (entre outros)
7 de Janeiro, I Grande Prémio de Marcha «Cidade do Barreiro», Barreiro (org.: Ass. Estudantes da Escola Secundária de Santo André), 58 participantes de 15 clubes. 10 km masculinos: 1.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 43.25,1; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 43.42,3; 3.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), 46.10,1 (7 participantes). 5 km femininos absolutos: 1.ª, Isilda Gonçalves (individual), 26.31,5; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 27.26,1, 1.ª júnior; 3.ª, Sandra Aleixo (CCD Olivais Sul), 28.45,6 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 155 pontos; 2.º, CCD Olivais Sul, 72; 3.º, SC Banheirense, 26.
14 de Janeiro, Grande Prémio de Moratalaz, Madrid, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Miguel Ángel Prieto, 1.22.19; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.24.50; 3.º, Juan Luís Ramilo (A Vigo), 1.25.37 (...) 7.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 1.27.50.
4 de Março, Troféu Amizade (pista), Estádio Nacional (org.: CPMA). 1 hora masculinos absolutos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 12.774 metros / 10.000 m, 47.36,3; 2.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), 12.649 m / 47.46,6, 3.º, Carlos Leitão (SC Banheirense), 12.472 m / 47.59,9 (8 participantes). Meia hora femininos absolutos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 5911 metros / 5000 m, 25.30,2; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 5582 m / 26.51,8; 3.ª, Filomena Silva (CF «Os Belenenses»), 5322 m / 28.17,0 (8 participantes). Classificação colectiva: masculinos, CA Galinheiras, 35 pontos (10 clubes); femininos, CA Galinheiras, 67 pontos (8 clubes).
25 de Março, Sintra Montanha Verde (Subida Sintra-Palácio da Pena), org.: DJ Mira Sintra, 43 participantes de 7 clubes. Masculinos: 1.º, Luís Mota (CCD Olivais Sul), 24.44 (juvenil); 2.º, Carlos Paiva (CF «Os Belenenses), 25.49; 3.º, Paulo Alves (Vilamoura), 26.37. Femininos: 1.ª, Margarida Gaspar (CA Galinheiras), 32.30 (iniciada), 13.ª geral; 2.ª, Cristina Costa (CA Galinheiras), 32.32 (iniciada), 14.ª geral; 3.ª, Élia Bicho (CA Galinheiras), 32.33 (infantis), 15.ª geral. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 103 pontos; 2.º, CCD Olivais Sul, 82; 3.º, IBM, 76.
8 de Abril, XV Grande Prémio da Urgeiriça (org. CP Minas da Urgeiriça), 113 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto («CF «Os Belenenses»), 1.26.56; 2.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 1.34.47; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.35.29 (8 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Filomena Silva (CF «Os Belenenses»), 27.23; 2.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 27.25; 3.ª, Alexandra Lamas (Condeixa), 27.56 (10 participantes).
13 de Abril, I Grande Prémio de Marcha de Palmela, 66 participantes de 18 clubes. 5 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.00; 2.º, João Maral (Sporting CP), 20.06; 3.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), 20.51 (20 participantes). 3 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 13.44; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 15.09, 1.ª júnior; 3.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 17.00 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 128 pontos; 2.º, SC Banheirense, 44; 3.º, GS Loures, 42.
21 de Abril, Circuito Internacional de Albufeira (Estrada). Marcha (aprox. 3,5 km), masculinos: 1.º, Hélder Oliveira (Imortal de Albufeira), 14.39,8; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 14.46,5; 3.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), s/t. Femininos: 1.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), s/t.
1 de Maio, 33.ª Gara Internazionale di Marcia, Citta di Sesto S. Giovanni, Itália. 30 km masculinos: 1.º, Ernesto Canto (México), 2.08.49 (...) 14.º, José Urbano (Portugal), 2.17.31 (...) 22.º, José Pinto (Portugal), 2.21.56 (...) 33.º, Jorge Esteves (Portugal), 2.29.33 (66 participantes).
5 de Maio, DN Jovem - Final Nacional, Estádio Nacional (org.: FPA). 3000 m sub-16 masculinos: 1.º, António Gaspar (Lisboa), 14.53,4; 2.º, Rui Alves (Porto), 15.06,1; 3.º, João Norte (Faro), 15.16,0 (20 participantes). 2000 m sub-16 femininos: 1.ª, Susana Feitor (Santarém), 8.42,99 (recorde nacional); 2.ª, Margarida Correia (Lisboa), 9.58,44; 3.ª, Rosa Bastos (Aveiro), 10.18,39 (18 participantes).
6 de Maio, Grande Prémio Internacional de L'Hospitalet, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Mikhail Shchennikov (União Soviética), 1.21.42 (...) 17.º, José Pinto (Portugal), 1.27.15; (...) José Urbano (Portugal), desclassificado; Jorge Esteves, desistente (55 participantes).
12 de Maio, Grande Prémio de Marcha da Corunha, Espanha. 10 km masculinos: 1.º, Andrei Perlov (União Soviética), 39.14 (...) 10.º, José Urbano (SL Benfica); 15.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 42.07 (...) Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), desclassificado.
19 de Maio, IV Grande Prémio de Marcha «Cidade do Montijo» (org.: CMM, UNMT, ASAS, CPMA), 91 participantes de 26 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.25.06; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.27.13; 3.º, Carlos Graça (CF «Os Belenenses»), 1.29.35 (16 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 49.29; 2.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 54.24, 1.ª júnior; 3.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 54.34 (9 participantes).
2 de Junho, I Grande Prémio da Baixa da Banheira (org.: SC Banheirense), 57 participantes de 14 clubes. 5 km masculinos: 1.º José Pinto (CF «Os Belenenses»), 20.10; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 20.51; 3.º, Carlos Graça (CF «Os Belenenses»), 21.41 (9 participantes). 3 km femininos: 1.ª Isilda Gonçalves (União do Montijo), 14.47; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 15.23, 1.ª júnior; 3.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 16.05 (9 participantes). Classificação coletiva: 1.º, CA Galinheiras, 119 pontos; 2.º, CCD Olivais Sul, 45; 3.º, GS Loures, 28.
2 e 3 de Junho, Torneio Interassociações de Juvenis, Estádio de Alvalade (org.: FPA). 2/6, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Rocha (Aveiro), 23.41,6; 2.º, Avelino Costa (Lisboa), 24.06,8; 3.º, Luís Leitão (Setúbal), 24.52,1 (13 participantes). 3/6, 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (Santarém), 13.09,5 (recorde nacional de juvenis); 2.ª, Rita Silva (Aveiro), 14.45,2; 3.ª, Margarida Correia (Lisboa), 15.20,2 (14 participantes).
9 de Junho, Prova de Marcha para Todos, da Cruz de Pau ao Seixal (org.: Seixal FC/CM Seixal), 98 participantes de 16 clubes, distância aproximada de 5 km. Masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 18.38; 2.º, Carlos Leitão (SC Banheirense), 20.00, 1.º júnior; 3.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 20.50. Femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 22.32 (6.ª geral); 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 24.27, 1.ª júnior (14.ª geral); 3.ª, Filomena Silva (CF «Os Belenenses»), 25.11 (16.ª geral). Classificação coletiva: 1.º, CA Galinheiras, 160 pontos; 2.º, CCD Olivais Sul, 76; 3.º, GS Loures, 33.
27 de Junho, Meeting Internacional de Reims, França. 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (Portugal), 19.06,05 (recorde nacional); 2.º, Daniel Plaza (Espanha), 19.07,24; 3.º, Thierry Toutain (França), 19.11,56 (9 participantes).
30 de Junho, Grande Prémio de Marcha de Granada, Guadix, Espanha. 10 km masculinos: (...) 2.º, José Urbano (SL Benfica).
30 de Setembro, VI Trofeo de Marcha Atlética Villa de Nerja, Espanha. 10 km masculinos absolutos: 1.º, Basilio Lavrador (Caja Canarias), 42.45; 2.º, Hélder Oliveira (Imortal Albufeira/Olhão), 43.03; 3.º, Olegario Regidor (Larios), 43.34; 4.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 45.28; 5.º, João Maral (Sporting CP), 45.40; 6.º, António Cunha (CF «Os Belenenses»), 45.43, 1.º júnior.
11 de Novembro, Grande Prémio de Marcha do Magoito (org.: CPMA). 10 km masculinos absolutos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 43.11; 2.º, Mário Contreiras (Vitória FC), 46.04; 3.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 47.30 (9 participantes). 5 km femininos absolutos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 27.34; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 27.54; 3.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 28.12 (5 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 26 pontos; 2.º, CCD Olivais Sul, 24; 3.º, SL Benfica, 23 (12 clubes participantes).
11 de Novembro, GP Paris de 50 km marcha, Compiegne-Creil, França. 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 4.18.59; 2.º, F. Mari (França), 4.30.56; 3.º, Jorge Esteves (GS Loures), 4.34.19.
16 de Dezembro, Aniversário da Marcha em Queluz, Estafetas (org.: CPMA). 4 horas masculinos: 1.º, Carlos Gomes (AA Coimbra) / José Urbano (SL Benfica), 48.745 m; 2.º, Bartolomeu Konde (CF «Os Belenenses») / José Pinto (CF «Os Belenenses»), 46.045 m; 3.º, Artur Araújo (GS Loures) / Artur Marques (CP Mangualde), 43.260 m (8 equipas participantes). 2 horas femininos: 1.º, Fátima Costa (GS Loures) / Ana Bela Aires (SL Benfica), 21,6 km; 2.º, Fátima Afonso (CCD Olivais Sul) / Carla Silva (CCD Olivais Sul), 15,3 km; 3.º, Elisabete Afonso (CCD Olivais Sul), 9,9 km (3 equipas).
23 de Dezembro, Grande Prémio de Natal (org.: AA Lisboa). 8,7 km masculinos (Alto das Colinas - Restauradores): 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 33.47; 2.º, Carlos Graça (CF «Os Belenenses), 33.47; 3.º, Hélder Oliveira (individual), 34.56 (14 participantes). 3,3 km femininos (Campo Pequeno - Restauradores): 1.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 16.03; 2.ª, Fátima Costa (GS Loures), 17.41; 3.ª, Fátima Afonso (CCD Olivais Sul), 17.51 (7 participantes). 2,4 km infantis / iniciados (Saldanha - Restauradores), vencedores: infantis, Nuno Dias (SL Benfica), 11.17, e Márcia Romão (CD Montijo), 14.05; iniciados, Nuno Letras (Maiorg.), 10.37, e Sofia Avoila (CD Montijo), 10.38.
Recordes nacionais vigentes no final de 1990 (apenas os batidos neste ano)
Masculinos
Infantis, 2000 m, Nuno Marques (ARC Oliveirinha), 10:11,6 (Lisboa-N, 4-3-1990)
Juvenis, 3000 m, Luís Mota (CCD Olivais Sul), 13:11,5 (Lisboa-N, 4-3-1990)
Seniores, 5000 m , José Urbano (SL Benfica), 19:06.05 (Reims, França, 27-6-1990)
Femininos
Iniciados, 2000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 8:33,5 t.p. (Maia, 17-6-1990)
Iniciados, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12:56,0 (Maia, 17-6-1990)
Iniciados, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21:44.30 (Plovdiv, Bulgária, 12-8-1990)
Juvenis, 2000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 8:33,5 t.p. (Maia, 17-6-1990)
Juvenis, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12:56,0 (Maia, 17-6-1990)
Juvenis, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21:44.30 (Plovdiv, Bulgária, 12-8-1990)
Juvenis, 10 km estrada, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 54:24 (Montijo, 19-5-1990)
Juniores, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12:56,0 (Maia, 17-6-1990)
Juniores, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21:44.30 (Plovdiv, Bulgária, 12-8-1990)
Seniores, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12:56,0 (Maia, 17-6-1990)
Seniores, 3000 m pista coberta, Isilda Gonçalves (SL Benfica), 14:28.96 (Braga, 18-2-1990)
Seniores, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21:44.30 (Plovdiv, Bulgária, 12-8-1990)
Seniores, 10 km estrada, Isilda Gonçalves (U Montijo), 49:29 (Montijo, 19-5-1990)