quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Falta um mês para o Challenge Facoetti-Dahm, em Montreuil

Imagens: World Athletics e CA Montreuil 93. Montagem: O Marchador

Montreuil, cidade localizada nos subúrbios de Paris, vai assistir a 25 de setembro do corrente ano, a mais uma edição do Challenge Facoetti-Dahm, no caso, a 63.ª, a competição internacional mais antiga da especialidade que tem lugar em França, numa organização levada sempre a efeito pelo Club Athlétique de Montreuil 93, com o suporte da autarquia local. É a primeira vez que a prova integra a “World Race Walking Tour” sob os auspícios da World Athletics, integrando a categoria SILVER, fechando a temporada do calendário mundial da especialidade.

A competição será realizada na distância de 20 quilómetros (10 km para os atletas da categoria Sub-20), destinada a ambos os sexos e com a partida a ser dada pelas 9:30 horas da manhã, com início e chegada na pista do Estádio Jean-Delbert, no Complexo Desportivo dos “Grands Pêchers”, com os atletas a percorrerem as primeiras duas voltas e meia (1.000 metros) na pista e os restantes num circuito de um quilómetro circundando o estádio.

As inscrições estão abertas até às 12 horas do dia 18 de setembro (ver regulamento do evento aqui). O diretor do evento é Jean-Pierre Dahm, prestigiado juiz internacional de marcha e figura histórica da especialidade em França, com um notável currículo na área do ajuizamento da disciplina a nível mundial, contabilizando presenças nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2021 (é praticamente certa a sua presença nos Jogos de Paris 2024) e que este ano foi chamado a atuar em três grandes eventos internacionais, os realizados em Eugene (Mundiais de Atletismo), Cali (Mundiais Sub-20, juiz-chefe) e Munique (Europeus de Atletismo).

É curiosa a história do nascimento da prova. Os dirigentes e atletas do clube organizador frequentavam após os treinos uma cafetaria nas imediações do estádio e o proprietário daquela – Angelo Facoetti, perguntava sempre ao pai do atual diretor do evento, Jean-Dahm, que foi um dos grandes juízes gauleses da disciplina e que grangeou prestígio internacional, para quando a realização da prova.

E foi assim que em 1959 a competição nasceu, infelizmente sem a presença de Angelo, que falecera prematuramente um ano antes. Nasceu, cresceu e fortaleceu-se sob o impulso inicial, entre outros, do seu filho Jean-Pierre Facoetti, que até fala fluentemente o português pois, por ligações familiares, passa uma larga temporada do ano no Brasil, mas é sempre presença assídua no evento.