sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Viladecans, em Espanha, organizou o 28.º Grande Prémio de Marcha

Mário Viñas e Mar Juárez vencedores em Viladecans.
Fotos: Antonio Amigo. Montagem: O Marchador

Mais de 200 atletas participaram na 28.ª edição do Grande Prémio de Marcha “Cidade de Viladecans”, organizado pelo Club Atletismo Viladecans e que teve lugar no dia 12 do corrente mês. Em Viladecans nasceu o grande marchador espanhol que foi Valentí Massana, campeão europeu de 20 km marcha em 1993, em Estugarda, e é nos dias de hoje o detentor do recorde nacional de 50 km marcha, com 3:38:43, tempo obtido em Ourense, a 20 de março de 1994.

As provas, que se destinaram a todos os escalões etários, dos Sub-10 aos escalões masters, com a participação de marchadores de toda a Espanha, tiveram lugar no belo Parque Torre-roja, sob boas condições climatéricas. Viladecans fica bem próximo de Barcelona e a apenas 13 quilómetros de L’Hospitalet de Llobregat, cidade que realizou durante décadas um famoso grande prémio internacional de marcha de muito boa memória e aonde aí acolhiam os principais marchadores portugueses da época.

Nas provas de 10 km absolutos femininos, o pódio ficou composto com Mar Juárez (Avinent Manresa), com um recorde pessoal de 45:58, ela que foi 10.ª classificada no mundial de Doha-2019, Mireia Urrutia (CA Canaletes), com 49:59, e Cristina Montesinos (Lleida UA), com 50:13. Nos Sub-20 a melhor foi Iria Teijeiro (Hinaco Monzón), com 52:01, e nos Sub-18 destacou-se Noa Rodriguez (Muntanyenc Sant Cugat), com 52:54.

Nas provas de 10 km absolutos masculinos, os melhores foram Mário Viñas Picazo (AA Catalunya), com 44:44, Marc Guerrero Plaza (ISS Hospitalet), com 47:26, e Kevin Cerro Gudiño, com 48:00. Nos Sub-20 evidenciou-se Roberto Vieiro (CA Santiago), com 45:41, segundo da classificação geral, e nos Sub-18, Oscar Martinez (Pratenc AA), com 48:02.

O ajuizamento das provas ficou a cargo de uma equipa de especialistas da Catalunha formada por Jordi Reinoso Soler (chefe), Puri Molina, Joel Codina, José Manuel Martinez, German Huedo e Jordi Reinoso. Da Catalunha, historicamente, foram vários os juízes que integraram os principais painéis internacionais desde o saudoso Domingo Casillas, passando por Guilhermo Montagut e José Santasusana e, mais recentemente, Jordi Estruch, estando atualmente integrados, no principal painel da World Athletics, Luis Saladie e Sergio Solana.

Resultados completos, aqui.