quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Suzuki e Kawazoe destacam-se no Festival de Ano Novo do Japão


A cerimónia de premiação feminina, com a vencedora Kaori Kawazoe
(a 1.ª da esq.), e fase inicial da prova masculina, com Yusuke Suzuki
na liderança. Fotos: Kakeasi Susume e Kaori Kawazoe
Montagem: O Marchador
Começou de forma excelente o ano novo no Japão com a realização, no dia de ontem (1 de janeiro), do 68.º Festival de Marcha Atlética, nas provas masculina (20 km) e feminina (10 km), realizadas em Tóquio e contando com a presença do campeão mundial dos 50 km marcha, Yusuke Suzuki, que muito categoricamente impôs-se com o tempo de 1:20:01.

Ainda nos 20 km masculinos, prova que contou com a participação de mais de meia centena de atletas, os cinco primeiros realizaram marcas abaixo da casa da uma hora e vinte e três minutos. Na segunda posição, com um recorde pessoal de 1:20:49, classificou-se Motofumi Suwa, que melhorou significativamente o seu anterior máximo, que era de 1:22:08, obtido em Kobe, em fevereiro último. Tomohiro Noda foi terceiro com 1:21:24, Yutaro Murayama, quarto, com 1:21:58, e Hiroto Jusho, quinto, com 1:22:37.

Na prova feminina de 10 km, Kaori Kawazoe foi a primeira com a marca de 45:05, à frente de Nami Hayashi, com 45:38 (recorde pessoal por larga margem sendo que o anterior era de 47:36, tempo obtido na em janeiro deste ano), Siu Nga Jessica Ching, de Hong Kong, com 45:53 (melhor que o seu recorde pessoal em estrada e perto do melhor da atleta na distância), Serena Sonoda, com 46:37, e de Chiaki Asada, com 46:44, isto referindo-nos às cinco primeiras numa prova que contou com 35 atletas a cortarem a linha de meta.

Temos assim os primeiros indícios claros de um bom ano para os marchadores nipónicos nos 20 km marcha, cujo primeiro grande teste vai ter lugar em Kobe, a 16 de fevereiro, com a realização dos Campeonatos do Japão e onde será completada a seleção do Japão que representará o país nos Jogos Olímpicos.

O evento permitiu que os atletas contabilizassem pontos para o ranking mundial da especialidade na medida em que a prova era uma das que estão incluídas na lista de provas consideradas válidas pela World Athletics (3 juízes internacionais) com o objetivo este ano centrado em Sapporo, para onde foram agendadas as provas de marcha para os Jogos Olímpicos e às quais poderão aceder os atletas com mínimos ou melhor posicionados no tal ranking.