domingo, 19 de janeiro de 2020

Tenerife acolherá os Ibero-americanos de Atletismo

A apresentação dos Ibero-americanos de Atletismo - Tenerife 2020
Foto: Carsten W. Lauritsen/El Día
Montagem: O Marchador

Tenerife, a principal das sete ilhas que formam o arquipélago das Canárias, vai receber a edição n.º 19 dos Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo, evento que se realizará de 22 a 24 de maio próximo e se dividirá em duas localidades, com as competições de pista a terem lugar no Centro Insular de Atletismo de Santa Cruz de Tenerife, espaço inaugurado em 2007, e a meia maratona em San Cristóbal de La Laguna.

A competição, que se realiza a cada dois anos, teve a sua edição inaugural na cidade de Barcelona, em 1983, então contando com a participação de 18 países e 143 atletas. Nesse ano, José Pinto, na marcha, conquistou a medalha de bronze. É a quarta vez que a Espanha recebe a competição que já visitou o país vizinho em 1992 (Sevilha), Huelva (2004) e Cádiz (2010). Portugal acolheu o evento em 1998, disputado em Lisboa, no Estádio Universitário.

Para a 19.ª edição participarão 20 países da América Central e do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Porto Rico, República Dominicana, São Salvador, Uruguai e Venezuela), 6 de África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e 3 do continente europeu (Andorra, Espanha e Portugal).

Nas provas a constar no programa [aqui] está indicada a realização da prova feminina dos 10.000 metros marcha, em pista, não havendo referência, para já, à prova masculina.