quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Os primeiros marchadores portugueses em Campeonatos da Europa de Juniores

José Urbano, Jorge Esteves, Filomena Silva e Luísa Correia.
Fotos: arquivo «O Marchador»

Há 34 anos, que se perfazem hoje, 4 marchadores juniores portugueses, os primeiros do escalão a tomarem parte em grandes competições internacionais de atletismo, competiram nos Campeonatos da Europa de Juniores (Sub-20), que tiveram lugar em Cottbus, na então República Democrática da Alemanha (RDA).

Com a evolução da qualidade dos melhores marchadores portugueses, Portugal conseguira reunir um conjunto de 7 atletas com mínimos para os Campeonatos da Europa de Juniores. A escolha recairia sobre José Urbano, do Sport Lisboa e Benfica, e Jorge Esteves, do Clube de Futebol “Os Belenenses”, nos 10.000 metros masculinos, e sobre Luísa Correia, da Associação Desportiva de Oeiras, e Filomena Silva, do Centro de Cultura e Desporto dos Olivais Sul, nos 5.000 metros femininos.

As prestações dos nossos jovens atletas foram positivas se bem que não se tenham registado recordes nacionais. A 22 de agosto, Urbano e Esteves foram 11.º e 12.º, respetivamente, com os primeiros lugares ocupados por Mikhail Shchennikov (URSS), Daniel Plaza (Espanha) e Giovanni De Benedictis (Itália); no dia seguinte, Filomena Silva e Luísa Correia terminariam na 19.ª e 20.ª posições, com o pódio ocupado por Mari Cruz Díaz (Espanha) e Reys Sobrino (Espanha), medalhas de ouro ex-aqueo, e Svetlana Kaburkina (URSS).

Do contingente de marchadores lusos a Cottbus, o benfiquista José Urbano, que foi treinado por Luís Dias e se iniciara na especialidade há menos de um ano, viria a destacar-se no panorama nacional tendo liderado ao longo de nove anos (1987-1997) o ranking nacional dos 20 km marcha. Recordista nacional em várias distâncias, Urbano foi por 34 vezes internacional e nas mais relevantes competições mundiais destaca-se a presença em 3 Jogos Olímpicos, em 6 Campeonatos do Mundo e em 3 Campeonatos da Europa, bem como em 2 Campeonatos do Mundo de Pista Coberta e em 3 Campeonatos da Europa de Pista Coberta.