sábado, 31 de agosto de 2019

Chiasso em Marcha, este domingo

Foto: Jérôme Genet. Montagem: O Marchador

A 15.ª edição da prova de marcha “Chiasso in Marcia”, na Suíça, vai ter lugar este domingo (dia 1), pelas 9:30 horas, com a presença, nas principais provas do evento, organizado pela Società Atletica Lugano / Città di Chiasso, de alguns dos grandes nomes do panorama mundial da especialidade.

Do conjunto de atletas inscritos nas principais provas do programa (20 km), curiosamente muito poucos suíços para um país que, recorde-se, possui um interessante historial na marcha, com 3 medalhas olímpicas alcançadas (duas de prata e uma de bronze), há representantes da China, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Itália, Hungria e Polónia.

Nos homens, Zelin Cai é a figura mais prestigiada na competição. Foi vice-campeão olímpico no Rio de Janeiro, em 2016. Outro chinês, Qin Wang vai competir num teste com vista aos mundiais de Doha, onde aqui competirá nos 50 km, distância em que possui o segundo melhor tempo mundial do ano (3:38:02).

Nas mulheres, Shenjie Qieyang, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, é a incontestável favorita à vitória na competição de Chiasso. Nos 20 km possui uma marca de 1:25:37, alcançada no Grande Prémio de Huangshan, a 10 de março deste ano, e é uma das candidatas a medalha em Doha.

O evento de Chiasso integra a lista de provas certificadas pela Federação Internacional de Atletismo que permitirão a obtenção de pontos no ranking este ano implementado pela IAAF com vista ao apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, e para esse efeito é determinante a inclusão no grupo de juízes de marcha de, pelo menos, três internacionais (e vemos que recentemente a IAAF, na sua publicação oficial, comunicou que não homologou os recordes mundiais dos 20 e 50 km marcha femininos precisamente pela ausência de juízes internacionais). Em Chiasso estarão, por isso mesmo, Frédéric Bianchi (Suíça), Jean-Pierre Dahm (França) e Hans Van der Knaap (Holanda), juízes do principal painel de especialistas da IAAF.

No site do «SwissWalking» encontra-se disponível o regulamento da competição [aqui] bem como as listas de saída [aqui].