sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Os Campeonatos de Lisboa nos anos 80 – II

José Pinto (centro), com Aires Denis (esq.) e Mário Paiva.
Foto: arquivo O Marchador
1984. Na segunda edição dos campeonatos lisboetas de marcha atlética “Troféu Aires Denis”, realizada na Praça do Império, em Belém, o “olímpico” José Pinto, do Belenenses, que seria homenageado nesse ano pelo Grupo dos Mil do seu clube, registaria a melhor marca portuguesa de sempre nos 30 km marcha (2:15:40), ganhando oito minutos e 50 segundos ao espanhol Samuel Gines, segundo classificado e então quarto melhor atleta do país vizinho, que fora especialmente convidado para esta edição, enriquecida ainda com a presença de outro atleta espanhol, o júnior Juan de Lucas, segundo classificado.

O pódio da principal distância masculina ficou completo com Francisco Reis, atleta da compacta e histórica agremiação do Clube de Futebol Santa Iria, que veria ainda dois dos seus atletas, José Tavares e Paulo Alves, classificarem-se nas posições 5 e 6, respetivamente. O programa masculino incluiu a prova de 5 km para juvenis, ganha por Paulo Santos, e de 15 km para juniores, vencida por Jorge Esteves, ambos vindo a representar, nos anos seguintes, a seleção portuguesa em europeus e mundiais de juniores. O visiense Carlos Albano, grande pioneiro, não faltou à chamada, sendo o quarto classificado, numa prova em que também se classificaram José Gonçalves e José Dias, com 13 atletas alinhados à partida.

Na prova feminina, de 10 km, a júnior Paula Gracioso, do Olivais Sul, a mais destacada marchadora portuguesa daqueles tempos, haveria de bater a melhor marca absoluta feminina na distância em Portugal. Nas restantes provas do programa dos campeonatos da capital registar-se-iam triunfos de Ana Bela Aires, no escalão juvenil, e de Ana Batuca, no escalão sénior, ambas em representação da Associação Desportiva de Oeiras, clube que, a par do Centro de Cultura e Desporto de Olivais Sul, predominava na especialidade feminina em Portugal.