sábado, 28 de outubro de 2017

Viktoras Meskauskas distinguido na «Golden Tracks» 2017 em Vilnius

Meskauskas ladeado por Jean Gracia, vice-presidente da AEA,
e pela treinadora, igualmente distinguida, Aldona Dobregiene.
Foto: Alfredo Pliadžio. Montagem: O Marchador
O treinador lituano de marcha Viktoras Meskauskas foi uma das personalidades distinguidas na Gala da Associação Europeia de Atletismo (14 Out.) que teve lugar em Vilnius por ocasião do congresso anual daquele organismo.

Meskauskas, nascido a 4 de novembro de 1970, quase a completar 47 anos de idade, é oriundo de uma pequena povoação que dista 50 km da capital Vilnius, tendo dedicado toda uma vida à marcha atlética. Primeiro como atleta, destacando ainda jovem na antiga União Soviética, sendo várias vezes campeão. Com a independência da Lituânia, foi internacional em vários campeonatos da Europa e do mundo e ainda nos Jogos Olímpicos de Barcelona 92 e Atlanta 96. Terminada a carreira como praticante no ano 2000, criou uma escola de marcha em Pabrade e o clube PSEK, sendo bem visíveis o crescimento do projeto e a evolução dos atletas.

Os últimos anos têm sido memoráveis para Viktoras Meskauskas ao conseguir colocar dois atletas seus nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (Zivile Vaiciukeviciute nos 20 km femininos e Arturas Mastianica nos 50 km masculinos) e três (juntou-se Monika Vaiciukeviciute) no mundial de Londres 2017. Também obteve a sua primeira medalha como treinador quando Zivile Vaiciukeviciute ganhou o bronze nos Campeonatos da Europa de sub-23 em Bydgoszcz-2017.

O reconhecimento de que foi alvo por parte da Associação Europeia de Atletismo, sob proposta federativa, certamente constituirá uma excelente motivação para o trabalho futuro.

Colaboração: Kristina Saltanovic