sábado, 21 de outubro de 2017

56.os Campeonatos do Japão de 50 km marcha este domingo

O cartaz do evento em Takahata, Japão.
Montagem: O Marchador
Takahata, cidade localizada no norte do Japão, vai receber no dia de amanhã (domingo) mais uma edição dos campeonatos japoneses de 50 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Municipal de Yamagata, uma parceria que dura há vários anos.

A prova será disputada num circuito delineado nas principais artérias da cidade, com um perímetro de dois quilómetros e certificado por um medidor japonês do painel internacional da IAAF/AIMS. Terá início pelas 8 horas locais, tendo-se inscrito nada menos de 43 atletas, número muito expressivo para uma competição com estas caraterísticas, todos do setor masculino, uma especialidade que nos últimos anos tem dado ao Japão grande relevância internacional como se viu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2017, com uma medalha de bronze, e nos mundiais deste ano, em Londres, com duas medalhas (prata e bronze).

O evento determinará a constituição da seleção nipónica para a décima oitava edição dos Jogos Asiáticos de 2018 que terão lugar em Jacarta, na Indonésia, e onde na última edição (2014) o japonês Tanni Takayuki venceu batendo o recorde dos Jogos com a marca de 3:40:19.

Do programa-horário constará ainda a prova dos 20 km masculinos (89 inscritos), os 20 km femininos (34 atletas), provas de 5 e 10 km para juvenis e juniores (ambos os sexos) e para os escalões etários mais jovens. Os vencedores das últimas três edições dos campeonatos de 50 km marcha foram: Hirooki Arai (3:40:34), em 2014, Koichiro Morioka (3:44:27), em 2016, e Kay Kobayashi (3:42:02), em 2017.

A organização contará para o seu evento com a presença dos seguintes juízes de marcha, vários internacionais, e todos do continente asiático, a saber: Khoo Chong Beng (Malásia), Man Chun Yeun (Hong Kong), Sardjito (Indonésia), Govindaraju (Singapura), Akira Fujisaki, Iwata, Kitayama, Saito e Sato (juiz-chefe), todos do Japão.

Consulte a lista de inscritos, aqui.

Colaboração: Tomoya Ishii