sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Federação espanhola divulgou projecto de calendário

Montagem: O Marchador
A Real Federação Espanhola de Atletismo, dando mostras do habitual bom e atempado trabalho, ainda antes dos mundiais de Londres divulgou no seu «site» (a 25 de Julho) o projecto de calendário para a época de 2017/2018, versão que actualizou em 14 de Setembro e que pode ser consultada aqui.

O emblemático «Gran Premio Cantones de A Coruña de Marcha - Sergio Vázquez» em 32.ª edição tem data prevista para 26 de Maio, evento que deverá integrar o Challenge de Marcha da IAAF para 2018.

Sobre os Campeonatos de Espanha específicos da disciplina da marcha, são apresentadas as seguintes datas:

10 Dez./2017: Campeonato de Marcha de Inverno de Promoção (…);

25 Fev./2018: Campeonato de Marcha em Estrada – 50 km Homens-20 km Senhoras (…), que incluiu as categorias de sub-20 e sub-16 (este por federações), e ainda os veteranos (20 km masc. e 10 km fem.);

18 Mar./2018: Campeonatos de Marcha de 20 km Absolutos e sub-23, masculinos (Castellón);

O projecto de calendário indica ainda o dia 18 de Novembro próximo para a 30.ª edição do Troféu "Espada Toledana" em Toledo, se bem que saibamos da existência de vários outros grandes prémios da disciplina pela atenta divulgação no «site» da AEMA (Associação Espanhola de Marcha Atlética).

Também será interessante perceber se a versão definitiva do calendário espanhol virá a contemplar o campeonato de 50 km para senhoras, decorrente dos recentes desenvolvimentos a nível internacional.

Relembra-se que no panorama internacional de veteranos em 2018, a Espanha é organizadora de 3 eventos com a disciplina da marcha incluída nos programas: de 19 a 24 de Março, o Campeonato da Europa de Pista Coberta – Madrid, de 18 a 20 de Maio, o Campeonato da Europa de Estrada – Alicante, e de 4 a 16 de Setembro, o Campeonato do Mundo de Pista – Málaga.

Locais e datas de outros eventos estão ainda por definir, o que deverá acontecer no próximo fim-de-semana, que se apresenta de intenso trabalho para a RFEA, com reuniões de presidentes e secretários-gerais das federações autónomas e várias outras actividades.