sábado, 14 de novembro de 2015

Podebrady com Taça da Europa 2017 e ensaio em 2016 (EA permit meeting)

O evento em Podebrady-2015 e a checa Anežka Drahotová.
Fotos: Miriam Stewartová. Montagem: O Marchador
O Conselho da Associação Europeia de Atletismo atribuiu a Podebrady, na República Checa, a organização da 12.ª Taça da Europa de Marcha (se ainda for esta a designação correcta), evento a ter lugar no ano de 2017 (21 de Maio), conforme divulgado no passado dia 9 no «site» da federação checa de atletismo.

Podebrady, com ricas tradições na marcha atlética que remontam a 1929, viu assim escolhida a candidatura para 2017, dois anos antes do previsto. Libor Varhanik, presidente da federação, referiu que a candidatura tinha sido apresentada para 2019 mas por força dos problemas de segurança na Ucrânia que levaram à realização do evento de 2015 em Múrcia, o organismo europeu da modalidade reabriu o processo para 2017, com as federações checa, polaca e ucraniana a mostrarem interesse e a posicionarem-se para organizarem a taça.

De notar que Podebrady recebe a Taça da Europa precisamente 20 anos depois de ter realizado a Taça do Mundo (1997).

A mais conceituada marchadora Anežka Drahotová terá assim mais uma oportunidade de demonstrar «em casa» todo o seu potencial atlético e, quem sabe, obter uma medalha como sénior depois do 4.º lugar obtido em Múrcia 2015. Em anos precedentes, ainda sub-20, conseguiu individualmente a medalha de bronze em Dudince-2013, e em Olhão-2011 contribuiu com a sua irmã gémea Eliška para a medalha colectiva na categoria, também de bronze.

Entretanto, Podebrady tem já programado para o dia 9 de Abril (2016) a sua 84.ª edição com as provas internacionais de 20 km masculinos e femininos, e também de 10 km para sub20, a terem a designação de «EA Race Walking Permit Meeting», disputando-se ainda encontros de seleções de vários países, o que constituirá certamente um ensaio para a taça europeia. Em 2015 esses encontros envolveram representações da Eslováquia, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, República Checa, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Fonte: Federação de Atletismo da República Checa