sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Andrey Ruzavin suspenso por suspeita de «doping»

Andrey Ruzavin, 3.º nos 20 km de Taicang-2014.
Foto: Mauricio Quiroz Hoyos
A Agência Russa Antidopagem anunciou esta terça-feira no respectivo «site» ter suspenso provisoriamente o marchador Andrey Ruzavin de qualquer actividade desportiva. O atleta surge envolvido no processo de investigação sobre dopagem que está a ser desenvolvido na Rússia e é acusado de violação do Código Mundial Antidopagem, designadamente da norma 2.2, sobre o uso ou a tentativa de uso por atleta de substâncias ou métodos proibidos.

Segundo a agência TASS citando fontes ligadas ao processo, a acusação tem por base a verificação de desvios anormais nos valores sanguíneos detectados no passaporte biológico. Um porta-voz da Agência Russa Antidopagem assinalou que Andrey Ruzavin foi sujeito a testes anti-«doping» em várias ocasiões e foi com base nesses testes que se chegou à conclusão de que o atleta apresentava um perfil hematológico anormal, o que significa recurso a dopagem.

Andrey Ruzavin, que nasceu em 1986 e frequenta o Centro Olímpico de Treino Viktor Chyogin, na Mordóvia, sagrou-se em 2004 campeão do mundo de juniores em Grosseto (Itália), conquistando nova medalha de ouro nos europeus do escalão do ano seguinte, em Kaunas (Lituânia). Nesse mesmo ano venceu a prova de juniores masculinos da Taça da Europa de Marcha, em Miskolc (Hungria).

Em 2014, Ruzavin foi terceiro classificado nos 20 km da Taça do Mundo de Marcha realizada em Taicang, batido apenas pelo ucraniano Ruslan Dmytrenko e pelo chinês Zelin Cai. No entanto, não foi seleccionado para os europeus de Zurique, apesar de ter sido o melhor dos russos naquela prova de selecção.

Há um ano, nos mundiais de Moscovo, Andrey Ruzavin participou nos 20 km masculinos, tendo passado a meio da prova em 41.40 m, para terminar num impensável 49.º lugar, com 1.32.45 (51.05 na segunda metade).

No mesmo dia em que se soube da suspensão de Ruzavin, a Agência Russa Antidopagem anunciou igualmente a suspensão do jovem Evgeniy Pantyushin, de 17 anos, devido a análise positiva de amostra recolhida a 13 de Setembro de 2014, após a participação na Taça da Rússia de Marcha, na cidade de Buy. Como de costume, não foi divulgada a substância proibida detectada na análise da amostra A.

Também Evgeniy Pantyushin é atleta do Centro Olímpico de Treino Viktor Chyogin.

A Agência Russa Antidopagem está a desenvolver um processo de investigação a este centro de treino, na sequência da grande quantidade de análises positivas reveladas pelos controlos de dopagem efectuados a atletas de Viktor Chyogin em grandes competições internacionais. A investigação deve estar a chegar ao final, dado que se previa ficar concluída em meados de Outubro.