domingo, 24 de novembro de 2013

Vasco Guedes nomeado para Baku, Azerbaijão

A cidade de Baku e Vasco Guedes.
Foto: AEA. Montagem: O Marchador
Vasco Guedes, promovido recentemente a juiz internacional de marcha, foi nomeado pela Associação Europeia de Atletismo para atuar nos “trials” dos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar no próximo ano, de 6 a 8 de junho, em Baku, capital do Azerbaijão, cidade localizada nas margens do mar Cáspio.

O juiz da Associação de Atletismo de Santarém estrear-se-á em grandes competições internacionais na capital do Azerbaijão e, provavelmente, terá por companheiros de equipa, o checo Miloslav Lapka, indicado para juiz-chefe, a espanhola Alicia Ruano, o irlandês Shaun Gallagher e a eslovaca Zuzana Malikova, também convidados para iguais funções pelo organismo que tutela o atletismo europeu.

Vasco Guedes é, assim, dos juízes portugueses que integram o novo painel europeu de juízes internacionais de marcha, o primeiro a merecer da Associação Europeia a distinção para integrar a equipa internacional de oficiais numa das competições por si organizadas, dando-se ainda o caso de ser o único oficial luso nomeado para a referida competição.

“Estou extremamente satisfeito e orgulhoso por ter conseguido a certificação internacional de nível II. O convite que recebi para me candidatar representou o culminar de uma situação de reconhecimento”, assim se expressou Vasco Guedes, quando questionado relativamente à certificação de Athlone, acrescentando que se sente orgulhoso em ter sido um dos selecionados para participar nos exigentes testes.

O juiz internacional acrescentaria ainda que tem um sentimento de dever cumprido ao conseguir, finalmente, a entrada no painel internacional. “Não escondo que era este um objetivo pessoal (apenas revelado a uma pessoa), e o facto de ter sido nomeado para a minha primeira competição internacional representa a concretização de um sonho, alimentado há 20 anos”, concluiu Guedes.