sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cheboksary vai acolher as Taças do Mundo de 2016 e 2018

A assinatura do compromisso e imagens de Cheboksary-2008.
Fotos: IAAF e Europetelevision.info. Montagem: O Marchador.
A proposta, apresentada pelos dirigentes da Federação de Atletismo da Rússia, de organizar as edições de 2016 e 2018 da Taça do Mundo de Marcha em Cheboksary, capital da República da Chuvásquia, foi aceite pela IAAF, certamente tendo em mente o êxito organizativo que representou a realização de igual evento em 2008, naquela mesma cidade.

Valentin Balahnichev, presidente da Federação de Atletismo da Rússia e membro do Conselho da Federação Internacional de Atletismo, afirmou que é uma honra para o seu país levar a efeito, por duas vezes consecutivas, a organização de um evento desta magnitude, estando certo que serão usados os meios tecnológicos de ponta e corrigidos algumas deficiências verificadas na edição de 2008.

Para a República da Chuvásquia a marcha atlética na região é considerada o desporto favorito e uma aposta permanente dos dirigentes locais. Alternando anualmente com Saranks, capital da República da Mordóvia, Cheboksary acolhe os campeonatos nacionais da especialidade, sempre disputados em redor do belo lago da cidade, num circuito de 2 quilómetros.

São vários os marchadores oriundos da região que têm brilhado nas grandes competições internacionais. Destacamos dois deles, ambos no setor feminino: Yelena Nikolayeva, campeã olímpica em Atlanta (1996), campeã mundial em Paris (2003) e vencedora das Taças do Mundo de 2003 (Cheboksary) e de 2004 (Naumburg), e Olimpiada Ivanova, vice-campeã olímpica em Atenas (2004) e campeã mundial em Edmonton (2001) e Helsínquia (2005).