domingo, 10 de novembro de 2013

Portugueses em força no Tour da China

A equipa nacional feminina.
Foto: blogue A Arlapa
Duas fortes equipas nacionais iniciarão amanhã a participação num torneio de marcha atlética, a realizar em redor do lago Taihu, em Sushou, na China, uma organização da Federação de Atletismo da China, e que terá a singular particularidade do evento se disputar em quatro etapas, onde os homens percorrerão um total de 65 quilómetros, em quatro dias, e as mulheres 35 quilómetros, em dois dias.

Já há quem compare a competição ao Tour de França em ciclismo, com a espetacularidade que o evento desperta. A partir da segunda jornada masculina, o atleta que seguir na frente da prova terá direito ao uso da camisola amarela.

Com a introdução de tempos de paragens, em consequência de eventuais faltas assinaladas pelos juízes de marcha, a competição constituirá, também para estes, um desafio, na medida em que se depararão, não com o habitual circuito de 1 ou 2 quilómetros, usado nas grandes competições, mas, por vezes, com etapas em linha, de vários quilómetros.

Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e Susana Feitor completarão a equipa feminina enquanto, no setor masculino, a equipa portuguesa será constituída por João Vieira, Sérgio Vieira, Dionísio Ventura e Miguel Carvalho. Os prémios monetários são muito atraentes, quer a nível individual (etapas e geral) quer a nível coletivo.

O australiano Jared Tallent, medalha de bronze nos 50 km dos Mundiais de Moscovo, e triplo medalhado olímpico, será uma das “cabeça de cartaz”, formando equipa com os seus compatriotas Dane Bird-Smith e Chris Erickson e com o canadiano Inaki Gomez.

De destacar, também, do contingente estrangeiro, a presença de atletas como o francês Yohann Diniz, o mexicano Eder Sanchez, o norueguês Erik Tysse, o polaco Grzegorzy Sudol, os russos Petr Trofimov e Aleksandr Yargunkin, o eslovaco Matej Toth, e o tunisino Hatem Goula. 16 equipas de províncias chinesas participarão no evento masculino, com relevo, no plano individual, de Chen Ding, medalha de ouro nos 20 km dos Jogos de Londres e prata, nos Mundiais de Moscovo, Cai Zelin, Yu Wei, Heyong Qiang e Xu Faguang.

Do lado feminino, além do grupo luso, as atenções concentram-se na polaca Agnieszka Szwarnog, nas russas Natalia Serezhkina, Irina Shushina e Tatiana Korotkova, na bielorussa Nastassia Yatsevich, e na espanhola Ainhoa Pinedo e, claro, nas melhores atletas chinesas, com particular incidência para Liu Hong, medalha de bronze nos mundiais de Moscovo e Qieyang Shenjie, medalha de bronze nos Jogos de Londres. Tal como nos homens, foram selecionadas atletas de 16 províncias chinesas.