sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere

A vila beiroa de Alvaiázere acolhe amanhã, sábado, a décima segunda edição da já tradicional légua local de marcha atlética (décimo quarto grande prémio), iniciativa desde sempre organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento.

As provas serão disputadas num circuito de 500 metros junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e terão início às 15h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis e iniciados e desporto especial. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juniores, seniores e veteranos de 5 km.

De assinalar o trabalho empenhado de António Gonçalves, treinador e responsável do Grupo de Amigos de Casais do Vento e principal dinamizador da iniciativa que, com muitas dificuldades, nomeadamente na angariação de apoios, vai mantendo de pé a iniciativa que já é uma referência no calendário competitivo nacional.

Além dos troféus atribuídos aos melhores classificados e medalhas a todos os participantes, serão ainda instituídos prémios monetários (três primeiros absolutos masculinos e femininos e às cinco primeiras equipas da geral colectiva).

Pena que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal não se mostrem disponíveis para contribuir com um apoio mais substancial face aos louváveis esforços dos organizadores, entre os quais os responsáveis do jornal “O Alvaiazerense”, com todo o trabalho logístico. É esperada mais de uma centena de participantes de várias regiões do país (106 atletas, 22 clubes e 7 distritos), a que se junta ainda uma delegação espanhola.

De assinalar, igualmente, o contributo desinteressado dos amigos locais da marcha atlética, entre os quais o de Aurélio Mendes, que obteve o patrocínio da Fábrica de Louças de Alcobaça na conceção de alguns dos prémios.