quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Noé Hernández em estado grave

Noé Hernández. Foto: EFE.

O ex-marchador mexicano, Noé Hernández, foi ferido com gravidade quando se encontrava, com outros três amigos, na madrugada de domingo, num bar noturno da localidade de Los Reyes La Paz, cerca de 30 quilómetros da Cidade do México.

Segundo fontes policiais, três homens armados entraram no referido bar e dispararam na direção da mesa onde se encontrava o ex-atleta, ceifando a vida a dois dos seus amigos e deixando, ele próprio e um outro, em estado muito delicado.

O impacto da bala, de 9 milímetros, ocasionou a Hernández uma lesão bilateral dos nervos óticos, fazendo-o perder a vista esquerda, e estando também em risco a vista direita. De acordo com o cirurgião que o operou, o seu estado clínico é reservado, se bem que estável.

Hernández, especialista de 20 km marcha, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, quarto classificado nos Mundiais de Paris, em 2003, e medalha de ouro nos Campeonatos Centro-americanos de Barbados, em 1999. Atualmente exercia funções na área desportiva, no Partido Revolucionário Institucional (PRI), força política que governa o país.

Note-se que os ataques armados a bares, realizados por elementos do crime organizado no México, acontecem com alguma frequência. A onda de violência que assola o país já fez 60.000 mortos nos últimos seis anos.