domingo, 12 de agosto de 2012

Pedro Isidro: a prova de que a marcha é para todos

Pedro Isidro, concluindo a participação nos Jogos Olímpicos
de Londres. Foto: Nuno Veiga / Lusa
A edição de “A Bola” de hoje  dá grande destaque a Pedro Isidro, que terminou, este sábado, a prova dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres na 40.ª posição.

António Simões, jornalista daquele periódico desportivo de referência nacional, salienta o facto de este atleta “especial” ter conseguido chegar à meta pelo seu próprio pé, ao contrário de outros que tiveram de ser socorridos em cadeiras de rodas ou “curvados sobre si próprios, como velhinhos a precisar de bengalas”.

O atleta de 27 anos que chegou à frente de Mikel Odriozola (6.º nos mundiais de 2007, 4.º na Taça do Mundo de Marcha de 2008 e 13.º nos Jogos Olímpicos de 2008), ainda teve fôlego para sorrir e se benzer, ritual que o acompanha em todas as provas.

Treinado por Luís Dias, este marchador que realizou em Londres um tempo abaixo das quatro horas tem sabido superar muitas das dificuldades que poderiam inibir a sua ascensão ao mais alto nível da modalidade.

O articulista, especialista de longa data em temas da modalidade, faz ainda referência à fé de Pedro Isidro, que pretende agora ir a Fátima a pé. Bem precisa este atleta de manter acesa a esperança para suportar todas as dificuldades da vida, uma delas comum a muitos portugueses, o desemprego.