quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Europeus de Veteranos com mais de 300 marchadores

Tem início hoje, e prolonga-se até ao dia 25 do corrente mês, o 18.º Campeonato da Europa de Veteranos em pista (EVACS), evento que tem a particularidade de ser realizado em cidades fronteiriças da Alemanha (Zittau), da Polónia (Bogatynia e Zgorzelec) e da República Checa (Hrádek nad Nisou).

De acordo com dados fornecidos pela organização, a competição reunirá a presença de 3836 atletas em representação de 38 países.

A disciplina da marcha atlética inclui no programa, dia 19, em Zgorzelec, as provas de 5.000 metros em pista para masculinos e femininos, e dia 22, em Hradek nad Nisou, as provas de 10 km femininos e 20 km masculinos, ambas em estrada.

315 são os marchadores inscritos que envergarão as cores de 28 países, com a Alemanha a apresentar o maior contingente, 90. França (33) e Itália (24) são os países que se seguem. O escalão de 45 anos nas senhoras e os escalões de 60 e 65 anos nos homens figuram como os mais representativos em número de participantes.

A delegação portuguesa, que perfaz 47 atletas, inclui duas marchadores sobejamente conhecidas, Maria Alice Fernandes (GDL - Grupo Desportivo da Lourocoop, Aveiro) e Teresa Mendes Gomes (CLUVE - Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra).

Incluído na delegação britânica estará, em estreia neste tipo de eventos, o antigo internacional português Francisco Reis.