Frente ao Palácio de Buckingham será possível ver as provas de marcha sem bilhete. Foto: Metro.co.uk |
Já se sabe que as provas de marcha dos Jogos Olímpicos de Londres vão ter lugar em circuito totalmente urbano, ou seja, sem recurso à pista do Estádio Olímpico. O percurso, com dois quilómetros de perímetro, foi definido em St.James Park, frente ao Palácio de Buckingham, aproveitando duas avenidas: The Mall e Constitution Hill. Mas, ainda que em espaço público, nem todo o circuito vai ser de acesso livre aos espectadores.
Quem quiser assistir às provas de marcha terá de munir-se de bilhete se pretender ver as competições nas imediações da meta, dado que toda a The Mall, onde vão ter lugar as partidas e as chegadas, estará reservada a portadores de bilhete. Gratuita será a permanência apenas na rotunda frente ao palácio e na Constitution Hill.
Tratando-se de provas disputados ao ar livre, é recomendado aos numerosos espectadores esperados para as provas de marcha atlética que se preparem para quaisquer condições de clima. Londres, com de resto toda a Grã-Bretanha, é conhecida pela tendência para o tempo chuvoso, ou pelo menos nublado, o que não impede períodos de intenso calor.
Chama-se ainda a atenção para as restrições de circulação rodoviária e de estacionamento previstas para as zonas envlventes do circuito das provas de marcha, havendo das autoridades londrinas o apelo a que os visitantes circulem a pé, de bicicleta ou nos transportes públicos quando pretenderem aceder aos locais de competição.
Mas, sejam quais forem as condições climatéricas ou as limitações impostas à circulação, que nada impeça os adeptos da marcha de assistir aos grandes espectáculos que os especialistas da modalidade seguramente vão dar na capital britânica e que ninguém fique impedida de apoiar os artistas na luta pela superação no momento maior de mais um ciclo olímpico.