segunda-feira, 30 de julho de 2012

O orgulho de uma vietnamita nos Jogos Olímpicos de Londres!

Nguyen Thi Thanh Phuc.
Foto: voc.org.vn
Nguyen Thi Thanh Phuc é uma das duas representantes vietnamitas nos Jogos Olímpicos de Londres na modalidade de atletismo, de uma delegação de 18 atletas, e está verdadeiramente orgulhosa por poder representar as cores do seu país num evento desta natureza. Competirá nos 20 km marcha mas desconhece o valor das adversárias, não sabendo, por exemplo, que das 61 inscritas, apenas cinco possuem pior marca que a sua.

“Não quero definir metas nem que as pessoas do meu país esperem muito de mim. Vou procurar o melhor resultado possível, sem grandes pressões”, declarou Phuc aos jornalistas num intervalo de um treino realizado no colégio de Bradford, na capital britânica. Acrescentou que, há um ano, não imaginaria estar a competir numa prova deste nível. Apenas tem pena que a sua federação não lhe tivesse proporcionado a oportunidade de competir nos campeonatos da Rússia ou da Polónia, como lhe prometera.

A jovem, de 21 anos de idade e que completará os 22 no próximo mês, um dia após a realização da sua prova, nasceu de uma família humilde de agricultores, em Da Nang, no centro do país. Em 2011, nos Jogos do Sudeste Asiático, disputados na Indonésia, causou enorme surpresa ao conquistar a medalha de ouro nos 20 km (1.43.22). Na chegada ao aeroporto de Hanói, com a medalha ao peito e transportando um enorme ramo de flores, foi saudada por uma multidão eufórica e cumprimentada pelo responsável do desporto do seu país.

O sucesso valeu-lhe a atribuição de um prémio pecuniário no valor de mil dólares americanos. Em Março deste ano “carimbou” o passaporte para Londres ao fazer 1.35.13 nos Campeonatos da Ásia, mínimo “B” por margem confortável (1.38.00). Nguyen, que apenas por duas ocasiões competiu fora de portas, sabe que não poderá bater-se de igual para igual com Kaniskina, Rigaudo, Cabecinha e outras, mas a atleta vietnamita já conseguiu uma grande vitória: participar, por mérito próprio, nuns Jogos Olímpicos!