sábado, 10 de dezembro de 2011

Ana Toureiro em dia de aniversário

Ana Dias (à esq. competindo na pista do Estádio do Restelo)
Juíza internacional de marcha com presença regular em importantes competições, Ana Toureiro mantém uma ligação à  modalidade que conta já 30 anos. No início da década de 1980, com o nome de Ana Batuca, representou como atleta a Associação Desportiva de Oeiras, formação pela qual obteve vitórias em campeonatos de clubes e boas classificações em campeonatos nacionais individuais.

À época tinha vários familiares a praticar a disciplina, facto que fazia do apelido Batuca um dos mais conhecidos no meio. Entre irmãos e primos e apenas a título de exemplo, mencione-se o caso da irmã Fátima Batuca, o elemento da família que mais se destacou, tendo chegado a internacional num encontro de selecções realizado em Santiago de Compostela. Mas também Catarina Batuca, Maria José Batuca, José Batuca (o rapaz-atleta da casa), a prima Ana Lurdes Batuca e mais alguns.

Terminada a carreira de atleta de competição no final da primeira metade daquela década, foi mãe de um rapaz (Luís Ricardo) em 1985 e de uma rapariga (Ana Catarina) em 1989. A nova condição não impediu Ana Toureiro de manter-se ligada à marcha, enveredando pela vertente do ajuizamento, domínio em que veio a pertencer ao primeiro painel de juízes de marcha criado em Portugal, integrando desde sempre o grau mais elevado.

Ainda como juíza de marcha, fez parte do painel de área (Europa) de 2000 a 2005, depois teve aprovação na certificação seguinte mas não foi incluída por limitação de vagas, voltando a esse painel em 2010. Também no ano passado foi escolhida pela estrutura dirigente do atletismo veterano a nível mundial para integrar o primeiro painel de juízes de marcha dessa entidade, ao lado do italiano Moreno Beggio e do porto-riquenho Cándido Vélez. Integra desde 2005 os órgãos do Comité de Estrada da Associação Mundial de Veteranos e em Agosto de 2011 actuou nos europeus do escalão, realizados na Hungria.

Ana Toureiro cumpre hoje mais um aniversário, pelo qual a equipa de «O Marchador» lhe envia uma calorosa saudação.