quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

50 Km Marcha dos Campeonatos de Portugal vão realizar-se em Espanha

Foto: Turgalicia
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou recentemente os programas-horário das competições nacionais que terão lugar em 2012, sendo de destacar, relativamente aos Campeonatos de Portugal de estrada, alterações significativas.

A mais relevante de todas será o ineditismo da competição do calendário federativo da especialidade disputar-se fora de portas, no caso em concreto, a emblemática prova de 50 km marcha, que terá por palco Pontevedra, na Galiza, a 4 de março, num circuito de 2 km, em conjugação com os Campeonatos de Espanha.

Obviamente há vantagens. Por um lado, a antecipação da data da sua realização, inicialmente agendada para 18 de março, na Quarteira, Algarve, data à qual nos referimos, na peça de 13 de outubro, como imprópria atendendo ao facto de passarem a restar menos de dois meses para a disputa dos 50 km da Taça do Mundo de Marcha, competição em que o nosso país tem obtido interessantes resultados.

Por outro lado, no plano competitivo, pode vir a revelar-se útil para os atletas portugueses que tomarão parte na competição, vantagem, aliás, comum aos concorrentes do país vizinho.

No entanto, é lamentável que a decisão não tenha sido tomada ou, pelo menos, anunciada com uma maior antecedência pois, naturalmente, os treinadores terão, agora, que readaptar o planeamento do treino à nova realidade temporal. De notar ainda, ser expetável supor que as organizações quando se candidatam a levar a cabo campeonatos, sejam eles quais forem, já devam conhecer eventuais alterações ao programa competitivo.

Recorde-se que os campeonatos integram os 50 km desde a primeira edição, realizada em Lisboa, em 1985, com o triunfo de José Pinto, e que, na última edição, ocorrida na Batalha, em 2011, o algarvio Jorge Costa sagrou-se campeão nacional pela segunda vez.

Finalmente, há a referir a alteração da distância na prova de juniores masculinos. Disputada desde 1985 sob 20 km, em 2012 será de 10 km. 


Mais informação da FPA disponível aqui.