sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aires Denis evocado por familiares e amigos

Fotos: Victor Lavoura e Manuela Avelar.
Familiares e amigos de Aires Denis evocaram esta quinta-feira, feriado de 1 de Dezembro, o pioneiro da marcha atlética portuguesa recentemente desaparecido. Foram mais de vinte pessoas, entre filhos, netos, sobrinhos e amigos de longa data que compareceram ao Jardim da Memória, no Cemitério da Póvoa de Santa Iria, para recordar aquele que todos reconhecem como um dos principais responsáveis pela revitalização da marcha atlética em Portugal, a partir de meados da década de 70.

Maria Isabel Cavaleiro referiu a sobrevivência da memória de seu pai em conjunto com a de sua mãe, tanto no convívio próximo com o universo dos marchadores num passado não muito distante como, agora, no descanso definitivo, partilhando o mesmo espaço do Jardim da Memória.

Carlos Gomes, Luís Dias e José Dias salientaram depois a importância do trabalho de Aires Denis para a marcha atlética, não apenas pelo que representou nas perspectivas técnica e organizativa mas também no plano do relacionamento entre humano, traduzido na criação de profundos e duradouros laços de amizade.

Os companheiros de andanças marchísticas de Aires Denis prolongaram depois o encontro num almoço que serviu de oportunidade para recordar alguns dos episódios mais marcantes do convívio individual com o companheiro de tantas jornadas, o seu papel na formação dos mais jovens, a generosidade da sua dedicação.

Aires Denis, um exemplo que deve ser recordado e permanecer como referência para as novas gerações, aquelas que mais podem beneficiar das demonstrações de capacidade de ser solidário, amigo, empenhado.