quarta-feira, 11 de maio de 2011

Itália apresenta cinco equipas completas em Olhão

Anna Clemente. A campeã olímpica da juventude integra
a equipa de juniores de Itália. Foto: SYOGOC
A Federação Italiana de Atletismo divulgou esta terça-feira o seleccionado para a Taça da Europa de Marcha Atlética de Olhão, a ter lugar dia 21 de Maio, sendo desde logo evidente que não só participa em todas as cinco provas do programa como ainda o faz com o máximo de atletas possível. Serão 18 marchadores a representar esta grande potência mundial da marcha, divididos pelas três equipas de seniores (quatro atletas por prova) e duas de juniores (três atletas em cada uma).

De todos os eleitos transalpinos, Elisa Rigaudo apresenta-se como a mais consagrada, conquistadora da medalha de bronze dos 20 km nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Mas não será a única vedeta italiana a competir em Olhão. Para além de atletas experimentados como Giorgio Rubino (20 km) e Marco De Luca (50 km), a Itália apresenta nos 20 km femininos também Antonella Palmisano (vencedora dos 10 km juniores femininos na Taça do Mundo de 2010, em Chihuahua) e Anna Clemente, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Singapura.

Esta é uma equipa que estabelece o equilíbrio entre a experiência dos mais velhos e a garra de atletas mais jovens que não deixarão de dar que falar nos próximos anos.

É a seguinte a composição da selecção de Itália:

50 km
Jean Jacques Nkouloukidi
Lorenzo Dessi
Marco De Luca
Teodorico Caporaso


20 km masculinos
Daniele Paris
Federico Tontodonati
Giorgio Rubino
Matteo Giupponi


20 km femininos
Antonella Palmisano
Eleonora Anna Giorgi
Elisa Rigaudo
Federica Ferraro


10 km masculinos
Leonardo Dei Tos
Leonardo Serra
Massimo Stano


10 km femininos
Anna Clemente
Federica Curiazzi
Sara Loparco