sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clubes disputam este fim-de-semana vagas nas I, II e III divisões

A fase de apuramento dos Campeonatos Nacionais de Clubes, em pista, terá lugar em Guimarães, Leiria e Lisboa, com a participação de 55 equipas masculinas e de 38 equipas femininas.

A pontuação global a apurar, obtida pelos clubes nas três zonas, determinará o acesso à I Divisão (1.º ao 7.º lugar), à II Divisão (8.º ao 15.º lugar), ambas a realizar nos dias 25 e 26 de Junho, em Lisboa, e à III Divisão (16.º ao 23.º lugar), a ter lugar em Abrantes, na mesma data.

Quanto às provas de marcha, os 5.000 metros masculinos (pistas 1 a 4) e os 3.000 metros femininos (pistas 5 a 8) têm horário previsto para as 17.30 horas, em Guimarães e Leiria, e para as 18.05 horas, em Lisboa.

Na competição masculina 37 equipas (67,3%) inscreveram atletas nas provas de marcha, havendo 48 atletas inscritos sendo certo que apenas 37 tomarão parte nas provas, enquanto que na competição feminina são 28 (73,7%) os clubes que se apresentam com marchadoras, estando inscritas 33 atletas, portanto cinco não participarão.

Note-se que cada clube apenas poderá participar com um atleta por prova e que para os atletas pontuarem para os seus clubes terão necessariamente de realizar até 29 minutos, na prova masculina, e até 19 minutos, na prova feminina.

O Sporting Clube de Portugal está isento de participar, já que é o campeão e assim terá lugar garantido na I Divisão.

Os juízes-chefes de marcha nomeados para as competições são: André Brito (Porto), em Guimarães, Maria Odete Alves (Leiria), em Leiria, e Raul Mestre (Setúbal), em Lisboa.