segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Os Juízes de Marcha nos Jogos do Sudeste Asiático – Tailândia 2025

A equipa de Juízes de Marcha. Foto: Su Zhang.
Montagem: O Marchador

A 33ª edição do “SEA GAMES”, que tiveram lugar em Banguecoque, na Tailândia, com as provas de marcha, na distância de 20 km, disputados num circuito em estrada, contaram, além de todos os aspetos logísticos inerentes ao evento, com uma equipa de juízes especialistas de marcha.

Para o efeito, foram nomeados para o evento 8 Juízes especialistas de marcha, integrados nos Painéis Internacionais, devidamente certificados pela World Athletics.

Da equipa de Juízes de Marcha, Malo Sardjito (Indonésia), atuou na qualidade de Juiz-chefe, sendo um dos mais antigos e conceituados juízes da Ásia, atualmente no Painel Silver da WA e que no passado integrou o principal painel de especialistas, tendo já ajuizado em provas de grande relevância internacional. Em outubro do corrente ano atuou nos 3ºs Jogos Asiáticos da Juventude, realizados no Bahrein.

Os outros juízes convocados para Banguecoque foram Younghoon Chung (Coreia do Sul), Jason Fu (Hong-Kong), Wichai Yeemin (Tailândia), Su Zhang (República Popular da China), Hirokazu Kirihara (Japão), e Sinnappan Govindaraju (Singapura). Hamad Al Hiniw (Cazaquistão), exerceu outras funções no âmbito do ajuizamento.

Na prova feminina (9 participantes), não se registou qualquer desclassificação no que respeita ao cumprimento da regra inerente à especialidade, verificando-se que foram exibidas 39 raquetas amarelas (17 por suspensão e 22 por flexão) e registadas 11 notas de desclassificação.

Na prova masculina (10 participantes) os juízes exerceram as suas funções fiscalizadoras, com um número bem maior de ocorrências, que resultou na amostragem de 27 raquetas amarelas (26 de suspensão e 14 de flexão) e registadas 27 notas de desclassificação, que tiveram por consequência a desclassificação de 4 atletas.

O próximo grande evento asiático da especialidade, os Campeonatos da Ásia de 20 km marcha, está marcado para 15 de março de 2026 e terá lugar, como habitualmente, em Nomi City, no Japão.