![]() |
| Imagens: AIA. Montagem: O Marchador |
A Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) divulgou recentemente o seu plano de atividades para os próximos dois anos, no que respeita à realização de competições, aqui, com a novidade da introdução, em 2027, do primeiro Campeonato Ibero-Americano de Marcha Atlética, calendarizado para 10 de abril desse ano.
Em 2026 teremos os três eventos a disputar sob a égide da AIA, em Lima, no Peru, o II Ibero-Americano Masters, de 22 a 27 de maio, o Ibero-Americano Absoluto, de 29 a 31 de maio, e o Ibero-Americano Sub20, de 19 a 21 de junho.
Em 2027, além do referido evento de marcha atlética, terá lugar em La Nucia, na província espanhola de Alicante, em 24 e 25 de julho, o III Campeonato Ibero-Americano para a categoria Sub18.
A AIA desenvolve várias atividades direcionadas para a promoção, organização e desenvolvimento do atletismo nos países ibero-americanos (América latina, Espanha, Portugal) bem como nos países africanos que partilham laços linguísticos ou históricos com Espanha e Portugal.
Neste sentido e ainda neste mês de dezembro, a AIA organizou um Seminário Internacional (online) cujos temas versaram essencialmente a abordagem às alterações às Regras Técnicas e de Competição, produzidas pela World Athletics bem como sobre a disciplina da marcha atlética no que respeita ao circuito de provas, à preparação logística e à organização de eventos.
Este Seminário contou com quase três centenas de participantes de 16 países do espaço ibero-americano e em que foram intervenientes, partilhando o seu saber e as suas experiências, figuras revelantes da arbitragem do atletismo, nomeadamente, Cándido Vélez, do Porto Rico, Diego Dadin, da Argentina, Giovani Cardona, Irwin Medina e Julio Roberto Gómez, todos da Colômbia.
Fundada em 14 de setembro de 1982, em Madrid, que recolheu então a assinatura de representantes de 22 países (hoje em dia são cerca de 30), a Associação Ibero-Americana de Atletismo teve como seu primeiro presidente o espanhol Juan Manuel de Hoz, e atualmente é presidida pelo peruano Oscar Fernández Cáceres.
