sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Grande Prémio de Marcha Atlética das Galinheiras este sábado, em Lisboa

Imagens: arquivo «O Marchador» e CA Galinheiras.

O Centro de Atletismo das Galinheiras volta a levar a efeito mais um Grande Prémio de Marcha Atlética, e já vai na sua 32ª edição (24ª Légua do CAG), tendo como cenário a Pista de Atletismo Prof. Mário Moniz Pereira, na Alta de Lisboa, evento que vai disputar-se no dia de amanhã (sábado, 8/11), a partir das 14.00 horas.

A segunda competição da época de inverno organizada por clubes, com o apoio de autarquias, vai iniciar-se no que ao programa-horário diz respeito, pela prova de 1.000 metros para os Benjamins A/B, seguindo-se, às 14:15 horas, os 2.000m para os Infantis e atletas da Prova Especial (deficiência mental), às 14:40 horas os 3.000m para os Iniciados e Veteranos VI, VII e VIII, às 15:10 horas, os 5.000m femininos para Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos I, II, III, IV e V, e a encerrar a jornada, pelas 16:00 horas, os 5.000 metros masculinos, nos mesmos escalões da prova anterior, provas a realizarem-se em simultâneo (masculinos e femininos) mas divididas pelas pistas 1 e 5. Chama-se à atenção para o facto deste programa poderá sofrer ajustamentos, a serem comunicados já no local das provas e a anteceder as mesmas.

Estão inscritos 138 atletas, em representação de 25 clubes (uma delegação da Extremadura espanhola), e provenientes de 7 distritos, números muito agradáveis para a especialidade no nosso país, que bem precisa de arribar.

De acordo com o regulamento haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva e também a atribuição de um prémio para os melhores tecnicistas no conjunto dos escalões de Benjamins e Infantis, decisão a cargo de um júri nomeado para o efeito, o que se saúda pela singularidade da interessante iniciativa, a promover os valores de uma marcha tecnicamente correta e de bom estilo.

A cerimónia de premiação terá lugar na sede do Centro de Atletismo das Galinheiras, logo após o beberete, uma vez mais e gentilmente oferecido a atletas, treinadores, dirigentes e convidados, num momento que é sempre muito salutar pelo que representa no convívio que proporciona entre atletas de várias cores e em que podemos saudar e parabenizar as representantes do CAG que conquistaram medalhas no recente Campeonato Europeu de Masters, disputado na Madeira.

Paulo Ramos, o presidente da Direção do CAG, ele próprio um entusiasta da especialidade e que não raramente vemo-lo participar em provas, está orgulhoso com a adesão ao evento e reconhecido às entidades que apoiam a prova, principalmente à Junta de Freguesia de Santa Clara. “O presidente da Junta de Freguesia confirmou a sua presença na prova, o que me deixa muito satisfeito. Contamos com uma excelente equipa de trabalho, onde temos a minha irmã Sandra, que veio propositadamente de Inglaterra para colaborar no que for necessário”.

No seu segundo ano de mandato à frente dos destinos do clube, Ramos acrescenta que este ano vamos homenagear a Anabela Mendes, que faz parte da equipa de trabalho e veio de Espanha, onde reside atualmente. Ela esteve na génese da fundação do clube e foi a primeira grande referência da especialidade na nossa coletividade, destacando-se nos anos 80 com pódios em Campeonatos de Portugal e a obtenção de recordes, que lhe valeram que em 1986 fosse mesmo distinguida com o título de “Atleta Revelação do Ano”.

O regulamento e a listagem de atletas inscritos no evento pode ser consultada (temporariamente) na secção «Docs» do blogue «O Marchador», aqui.